O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Aldair Rizzi, acompanhado do diretor de produção do Instituto, Renato Rau, reuniu-se nesta semana com o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, e o diretor da unidade Bio-Manguinhos, Artur Roberto Couto, para discutir a ampliação da parceria de insumos imunobiológicos fornecidos pelo Tecpar à Fiocruz.
A parceria é um consórcio firmado entre o Tecpar, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Instituto Carlos Chagas, Fiocruz e Hemobras para produção de kits de diagnósticos de Hepatite C e HIV.
De acordo com Rizzi, o consórcio se consolidou em uma atitude pioneira do governo do Estado do Paraná com o objetivo de trabalhar com institutos de pesquisa de renome internacional e em parceria com as universidades federais, aumentando assim a capacitação de aprendizado tecnológico. “O Tecpar tem condições de integrar e ampliar a gama de produtos a partir das competências técnicas e científicas já implantadas com a Fiocruz”, acrescentou..
Com 70 anos de atuação no mercado, o Tecpar, vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tornou-se uma das instituições de pesquisa, desenvolvimento, produção e prestação de serviços mais respeitadas do Brasil, e até o final de 2009 pretende investir R$ 14 milhões em reestruturação tecnológica, para diversificar e aprimorar sua produção de antígenos.
Segundo Rizzi, a reestruturação tecnológica faz parte de uma ampla reformulação administrativa e de produção do instituto. “O Tecpar está sendo repensado, do ponto de vista do planejamento estratégico, para enfrentar os desafios do futuro. Estamos reduzindo custos, ampliando os serviços dos nossos laboratórios e desenvolvendo novas tecnologias para ingressarmos em novas áreas de produção”, conclui Rizzi.
O novo prédio para produção dos kits está em construção na sede do Tecpar, na Cidade Industrial de Curitiba, e a inauguração está prevista para o mês de agosto.
Tecpar e Fiocruz discutem ampliação de parceria
A parceria é um consórcio firmado entre o Tecpar, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Instituto Carlos Chagas, Fiocruz e Hemobras para produção de kits de diagnósticos de Hepatite C e HIV
Publicação
12/06/2009 - 15:40
12/06/2009 - 15:40
Editoria