A indústria de madeiras Manoa é a primeira madeireira a ser certificada pelo Tecpar Cert no Brasil, no setor floresta nativa, pelo Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor). “Estamos começando a certificação de florestas da melhor maneira possível”, resumiu o diretor presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, Mariano de Matos Macedo, ao entregar o certificado para a Manoa, na sede do instituto. Segundo ele, a empresa é referência quando o assunto é consciência ambiental.
O diretor da STCP Engenharia e consultor, Joésio Siqueira, que acompanhou a entrega do certificado, lembrou que a empresa acreditou no desenvolvimento sustentável e foi modelo para a definição da legislação e normas técnicas da área, iniciada na década de 1990. “Sentimos a necessidade de ser uma empresa ambientalmente correta”, afirmou o diretor da Manoa, Douglas Granemann de Souza. Ele citou a importância de ter selo de qualidade brasileiro e da certificação de florestas, que elimina as barreiras técnicas ao comércio. A Indústria de Madeiras Manoa Ltda., empresa do grupo Triângulo, está sediada em Rondônia e atua no mercado de madeira de espécies arbóreas nativas da região amazônica, desde 1999.
O Cerflor, desenvolvido conforme o Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade e implantado e gerenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), é reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification) – organização européia que promove a sustentabilidade do manejo florestal, por meio de certificações – que envolve 31 representantes de programas de certificação florestal, em cinco continentes, sendo o Inmetro seu representante oficial no Brasil. Existem apenas três organismos de certificação florestal (OCFs) no País e o Tecpar Cert é um deles.
Tecpar certifica a primeira empresa do País por preservar floresta nativa
Instituto paranaense é um dos três habilitados a fornecer a certificação florestal
Publicação
13/08/2007 - 14:40
13/08/2007 - 14:40
Editoria