Tecpar assina termos de cooperação com Sebrae e PUC

Os acordos reforçam as ações desenvolvidas pelas instituições para dar suporte ao desenvolvimento de empresas do Estado
Publicação
30/09/2010 - 17:40

Confira o áudio desta notícia

O Tecpar assinou um termo de cooperação mútua com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR). O documento foi assinado na sede do Sebrae em Curitiba, na quarta-feira (29), pelo diretor operacional do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, pelo diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas.
“O termo assinado contempla todos os serviços do Sebrae, portanto as empresas incubadas na Intec vão ter acesso às soluções empresariais disponíveis no Sebrae/Pr”, destacou Agostini.
O termo tem como objetivo a execução de ações voltadas de treinamentos e consultoria na área de gestão empresarial, para as incubadas na Intec, com o desconto de 30%. Também está prevista a criação, nas instalações da incubadora, de uma biblioteca que terá títulos relacionados ao mercado empreendedor.
De acordo com Ribas, a assinatura do termo reforça a sinergia existente entre as ações da Intec/Tecpar e do Sebrae, que visam dar o suporte necessário para o desenvolvimento de empresas do Estado.
“Com essa parceria, estamos unindo a estrutura de empresas conceituadas como o Sebrae, o Tecpar e a Intec, em prol da multiplicação de ações e de conhecimentos importantes para a consolidação de uma empresa de base tecnológica no concorrido setor empreendedor”, ressalta Ribas.
Também assinaram o documento o gerente da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), Júlio C. Felix, o gerente regional centro-sul do Sebrae/PR, José Ricardo Castelo Campos, e pelo coordenador das atividades do Sebrae/PR com a Intec, Rainer Junges.
“Hoje complementamos o trabalho conjunto que vem sendo realizado há anos e que tem levado às empresas incubadas o apoio tecnológico e de consultoria necessário para seu desenvolvimento”, finaliza Felix.
PUC - O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR assinaram o primeiro termo aditivo de um acordo de cooperação técnica, científica e financeira. A parceria visa estabelecer um relacionamento institucional para promover a inovação e o empreendedorismo.
“O acordo aproxima as duas instituições, e o primeiro aditivo deverá ser um modelo para outras áreas. Temos interesses comuns e vamos somar as competências e compartilhar as estruturas das duas instituições”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas.
“O Tecpar será um braço para as empresas que estão na Agência PUC de Inovação, incubando projetos inovadores de base tecnológica, e as empresas da nossa incubadora poderão contar com as competências e facilidades da estrutura da universidade para se instalar quando se graduarem”, explicou o gerente da Incubadora Tecnológica de Curitiba, Intec, Júlio C. Felix.
A iniciativa consolida a rede de relações institucionais do Tecpar e, de acordo com o gerente da Intec, está previsto no sistema de gestão da incubadora. O objetivo do Tecpar e da Intec é continuar apoiando as empresas mesmo depois de graduadas. “Isso faz parte do processo de incubação. Queremos que as empresas sejam bem-sucedidas no mercado”, destacou Ribas. A minuta do segundo termo aditivo, na área da saúde, já está sendo analisada pelas instituições.

GALERIA DE IMAGENS