Teatro para o Povo traz Shakespeare, espetáculo infantil, religioso e música popular

22/07/2009 - 15:31
O Projeto Teatro Para o Povo traz neste domingo ( 26) espetáculos nos auditórios de Centro Cultural Teatro Guaíra, às 11h, e um show musical em São José dos Pinhais, com o “Alma Terra Duo”. A apresentação será às 16h no Jardim São Marcos, no CRAS Ciro Belizari Nº 2. Nos auditórios do Teatro Guaíra serão apresentadas três peças. No Guairão, o Atelier de Criação Teatral (ACT) apresenta a montagem de “Romeu e Julieta”, de Shakespeare. No Guairinha, a livre adaptação da obra infantil “O Patinho Feio”, de Hans Christian Andersen. No Miniauditório, a peça “Era Uma Vez Um Salvador... , com texto e concepção de Nei Mendes. Todos os espetáculos com entrada franca. O espetáculo Itinerante “Alma Terra Duo”, que será apresentado em São José dos Pinhais, integrado por Claudio Avanso (Viola Caipira), Marco Cardoso (Violões), tem como proposta a inovação do cenário da música instrumental brasileira, usando influências da terra e da cultura popular, tendo como o enfoque a mistura de elementos e a experimentação. Criado em 2006, o duo mostra que o grande diferencial está em usar a viola, instrumento com conotação regional, como variante em vários estilos, samba, jazz, caipira, entre outros. Com seu som peculiar mostra que antes de tudo a viola é um instrumento tão versátil quanto os outros, e pode enriquecer qualquer tipo de música. Com composições próprias e algumas releituras, o “Alma Terra Duo” conta com músicos de muita experiência e talento, preocupados com a pesquisa e o resgate da cultura musical, do Paraná e do Brasil. Serão apresentadas várias músicas como Curytiba, composição da dupla, que exprime todas as características da capital paranaense, sua colonização, costumes e etnias. De forma enxuta e coesa os dois instrumentos dão vida às composições com sonoridade forte e harmonias que fogem ao convencional. No repertório: Curytiba, Pé de Vento, Congada, Preludio 5 (Guerra Peixe), Pout Pourri (Tião Carreiro), Motivo, Água, Memórias, Milonga, Meu Pagode, Suite Sertaneja (Martin Sobrinho), No fundo da Janela, Bicho de Sete, Cabeças (Zé Ramalho e Geraldo Azevedo), Always With Me, Always With You ( Joe Satriani), Maracatublues A mais bela e famosa história de amor e tragédia da literatura mundial, o clássico “Romeu e Julieta” estará no palco (Guairão) numa parceria inédita dos diretores Nena Inoue e Maurício Vogue. O espetáculo tem como foco principal jovens adolescentes. No elenco, atores se revezam em sua atuação alternando papéis, numa reapropriação das personagens, atribuindo à montagem um caráter mais dinâmico e autoral. Buscando dialogar com artistas de outras áreas, entre elas as artes plásticas e a música, a produção convidou algumas bandas de garagem de Curitiba como o Charme Chulo, a Banda Pancake para fortalecer trocas artísticas, além de atrair um público de jovens que nem sempre tem no teatro uma alternativa de programação. A montagem utiliza-se de elementos do homem contemporâneo sem localizar ou delimitar épocas especificas, atribuindo assim um caráter atemporal à encenação. Alguns temas como amor e morte, guerra e paz, violência, poder e outros temas universais são abordadas neste clássico shakespereano que mostra sua atualidade através de sua relevante temática e da dimensão humana de suas personagens. Tradução de Beatriz Viegas-Faria. Adaptação realizada coletivamente pelo elenco e diretores. Elenco: Pedro Inoue, Daphne Bozaski, Gabriel Gorosito, Martina Gallarza, Moa Leal, Daniel Siwek, Marcel Szymanski. Direção Musical e Sonoplastia: L. A. Ferreira e Rodrigo Barros Homem Del Rey. Bandas Convidadas: Charme Chulo, Pancake. Execução de Cenário: Sergio Rischter. Figurino: Cristine Conde. Coreografia: Carmen Jorge. Direção de Produção: Nena Inoue. Direção Geral: Nena Inoue e Mauricio Vogue. “O Patinho Feio”, livre adaptação da obra de Hans Christian Andersen, com criação, direção e bonecos de Cláudio iiller, e cenários de Marco Innocenti. Iluminação: Luiz Nobre. No elenco: Cláudio Miiller e Roberto Venícius. A peça conta a história de uma pequena ave cuja feiura causa desprezo entre os animais no lugar onde nasceu. Um dos contos clássicos mais difundidos e admirados da literatura universal, com uma trama que seduz, encanta e nos remete à solidariedade e respeito às diferenças. Ele vence as adversidades do destino, superando todos os obstáculos e provocando o respeito e admiração de todos. No Miniauditório a peça religiosa “Era Uma Vez Um Salvador...” conta a história de um menino que nasceu para ser rei. Esse menino nasceu em Belém. Foi muito amado e esperado por seus pais. Era chamado de conselheiro, Deus forte, príncipe da paz, tornou-se homem grande, um ser de luz que fez prodígios e milagres. Ensinava a união entre seres humanos e o amor na sua forma mais universal enquanto estava na terra com os seus. Por onde andava era seguido por milhares de pessoas que só desejavam estar perto dele, pois a força que dele emanava era incomensurável e real. Texto e concepção de Nei Mendes. Direção: Wellington. Cenário e preparação corporal: Simone Klein. Designer Gráfico: Luiz Carlos Pazello. Produção: Caladium Produção e promoção artística Ltda. Serviço: Teatro para o Povo. Data: 26 (domingo). Locais: Guairão: “Romeu e Julieta”. No Guairinha: “O Patinho Feio”. No Miniauditório: Era Uma Vez Um Salvador...”. Espetáculo Itinerante: Show musical com “Alma Terra Duo”, às 16h no Jardim São Marcos, no CRAS Ciro Belizari Nº 2, em São José dos Pinhais. Horários: nos auditórios o início é simultâneo, às 11h e em são José dos Pinhais, às 16h. Ingressos: entrada franca.