Teatro para o Povo agora itinerante se apresenta em diversos locais da cidade

O projeto Teatro para o Povo fará apresentações itinerantes a partir deste mês.
29/05/2009 - 12:48
O projeto Teatro para o Povo fará apresentações itinerantes a partir deste mês. Além das agendadas nos auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra, que será no domingo(31), um ônibus palco levará um espetáculo em diferentes locais da cidade, substituindo a programação no auditório Teatro José Maria Santos. O espetáculo de estreia para o ônibus é “Concerto em Ri Maior”, que será apresentado em frente à Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro do Boqueirão, às 11h. Para os demais auditórios estão programados: “Concerto da Orquestra de Câmara da Embap”, às 11h no Guairão (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto); “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, às 11h e “Faces”- Guaíra 2 Cia de Dança, às 18h, ambos no Guairinha (auditório Salvador de Ferrante) e “O Causo é O Seguinte...”, às 11h no Miniauditório (Glauco Flores de Sá Brito). O “Concerto em Ri Maior”, que estará no Boqueirão, no ônibus palco é um espetáculo circense no qual dois personagens, o palhaço músico e, o maestro Wilson, “vindo diretamente do sul da Rússia”, segundo ele, e seu fiel tradutor Sarrafo fazem um concerto musical, destinado a todas as idades, que se divide em três momentos: dança, música e malabarismo. O espetáculo conta com a participação do público. O Concerto da Orquestra de Câmara da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), no Guairão, tem a direção musical do maestro Paulo Torres. O grupo irá apresentar o repertório: “La Réjouissance de Fogos de Artifício” e “Suíte Nº. 2 da Música Aquática”, de Georg Frideric Haendel. Mais o “Concerto para oboé e orquestra em Ré menor”, de Alessandro Marcello; “Pavane, Op. 50”, de Gabriel Fauré; “Nella Fantasia”, de Ennio Morricone (Oboé solo, Paulo Barreto); Sinfonia Nº. 5, de Franz Schubert. No elenco: Violinos I: Paulo Hübner, Eduardo, Caué, Luzimar, Vitor, Iris, Eduardo S. Chagas Lima. Violinos II: Anadgesda, Adriano, Josley, Ricardo, Leonardo, Rafael, Ubirajara. Violas: Fernando, Rodrigo, Renato. Violoncelos: Samuel, Clodoaldo, Carolyne. Contrabaixos: Ivan Sandro, Marsal. O espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, que será apresentado no Guairinha, às 11h, é do Grupo de Pesquisas Cênicas da Cia. do Abração. A encenação tem como tema a relação entre pais e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele pai ou filho. A apresentação de forma lúdica, possibilita a compreensão de diferentes aspectos dessa relação e de suas abstrações e metáforas. Os três personagens oníricos, “Tingas”, buscam um Pai, um norte que oriente para a escolha de caminhos e “dê um jeito” no mundo, que todos temos o dever de cuidar. Nesta estória de afeto e respeito à diversidade de um mundo “bagunçado” é apresentado às crianças várias figuras paternas desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista. Direção: Letícia Guimarães. Assistente de Direção: Hélio de Aquino. Dramaturgia: Criação Coletiva Sob A Supervisão De Letícia Guimarães. Produção: Inés Gutiérrez. Coreografia: Fabiana Ferreira: Iluminação: Anri Aider. Sonoplastia: Cesar Sarti: Cenografia, Figurinos e Adereços: Cristine Conde. Elenco: Carolina Mascarenhas, Moira Albuquerque e Simão Cunha. Já o Guaíra 2 Cia de Dança, que também sobe ao palco do Guairinha, às 18h, apresenta o seu espetáculo “Faces”, coreografado por Eunice Oliveira. O balé é uma reflexão a respeito da construção das imagens que o ser humano faz de si mesmo e de seus semelhantes. As modificações dessas imagens, com o decorrer da vida, também fazem parte da essência do roteiro, criando assim um espetáculo bastante original, como, aliás, tem sido a tônica do G2, que trabalha sempre dentro da concepção do intérprete criador. O cenário, também criação de Eunice. A trilha sonora está composta por diversos estilos e autores: Buena Vista Social Club, Ed Côrtes, James Newton Howard, Matisyahu, Thomas Newman, Yael Nainn, Yann Tiersen, Zbigniew e Preisner. O espetáculo do Miniauditório, “O Causo é O Seguinte...”, às 11h, é composto por três músicos e um músico-contador. Nasceu da pesquisa do musico ator e diretor de espetáculos Richard Rebelo, primeiramente em parceria com o grupo musical CaxaPrego, e atualmente com o grupo musical TrioCaipora. O trabalho busca fazer um panorama da diversidade cultural brasileira. Desde os cordéis nordestinos, passando pelo interior de Minas Gerais, apresentando um Lundu mineiro (ritmo que deu origem a tantos outros da nossa musica popular brasileira), as afinações e ponteios de viola do interior paulista, fandangos, composições paranaenses, o sotaque açoriano de Santa Catarina, até os causos gauchescos. Ficha Técnica: Eduardo Gomide – viola, rabeca e voz. Lançado em 1991 pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, o projeto “Teatro para o Povo” se constitui num dos principais programas de formação de plateias, por apresentar espetáculos abertos ao público, com entrada franca, sempre no último domingo do mês. Ao longo dos 18 anos de existência, o projeto tem oferecido ao público, que tem lotado os auditórios do Teatro Guaíra, variados espetáculos de música, dança, ópera e todos os gêneros do teatro. As apresentações acontecem nos quatro auditórios do Teatro Guaíra e agora no ônibus palco trazendo ao público grandes produções de dança, ópera, música e shows.