Teatro Guaíra tem programação especial e gratuita no mês da crianças

09/10/2008 - 14:50
O Centro Cultural Teatro Guaíra preparou uma programação especial para outubro, mês dedicado à criança. São vários espetáculos nos dias 12, 19 e 26, todos dentro do projeto Teatro para o Povo, com entrada franca. A programação deste domingo (12), têm duas opções: o concerto da Orquestra de Cordas Suzuki (“Crianças para Crianças”), às 10h30, no Guairão e no Guairinha, às 11h será apresentada a peça, “O Olho D’água”, da troupe Pé no Palco. Para o dia 19, o espetáculo programado é “Show de Mágica Claudiomir e Claudicéia”, no Guairinha, às 11h. No dia 26, no Guairão, a Escola de Dança Teatro Guaíra vai mostrar seu mais novo espetáculo, “Passo no Tempo”, às 18h. No Guairinha a opção será a peça teatral Teimosinho e Mandão, às 11h. E no Teatro José Maria Santos, às 11h, o Grupo de Dança Masculina Jair Moraes, apresenta um repertório de balé em comemoração aos cinco anos de criação do grupo. A Orquestra de Cordas Suzuki, que se apresenta no dia 12 no Guairão, é mantida pela Associação da Educação do Talento Musical do Paraná e traz ao palco aproximadamente 50 músicos de cinco a 20 anos, que irão apresentar o concerto “Crianças para Crianças”. No repertório, obras de Vivaldi, Rubinstein e Lehar e músicas folclóricas de vários países. “O Olho D’Àgua”, peça teatral, que será realizada neste mesmo dia, no Guairinha, às 11h é da troupe, Pé no Palco. O espetáculo oferece estímulo ao imaginário da criança, de forma lúdica fala sobre a importância de respeitar o meio ambiente. A trajetória dos personagens leva ao reconhecimento do planeta como uma terra encantada despertando emoções e respeito. O texto de Fátima Ortiz fala de uma troupe de artistas viajantes que conta uma história onde personagens de tempos e lugares diferentes procuram o primeiro olho d’água que se escondeu no planeta, para plantar na sua nascente, as flores que farão a água brotar para sempre. Personagens como a menina, a brisa, a princesa, o sapo, o menestrel, a tintureira e um mágico conduzem a história à uma terra encantada. No caminho vivem emoções, sonhos, encontros e desafios. A montagem do espetáculo é uma realização do Pé no Palco, com texto e direção de Fátima Ortiz, composição musical de Rosy Greca, cenários e figurinos de Fernando Marés e iluminação de Beto Bruel. O elenco é formado pelos atores: Alexandre Bonin, Giselle Lima, Julyana Spriscigo, Maíra Lour, Otavio Linhares, Pedro Bonacin e Vanessa Corina, Janaína Matter e Fábio Polak No dia 26 serão quatro espetáculos: no Guairão, a Escola de Dança Teatro Guaíra apresentará o espetáculo “Passo no Tempo”, às 18h. O espetáculo é composto de oito cenas e usa como referências para as criações coreográficas os movimentos de danças: circulares, antigas, palacianas, acadêmicas, clássicas, modernas e contemporâneas. No Guairinha a opção é peça teatral, “Teimosinho e Mandão”, às 11h. O texto é uma adaptação do livro infantil: “Dois idiotas sentados cada qual no seu barril”, de Ruth Rocha, e aborda a incompreensão do outro. E no Teatro José Maria Santos, às 11h, o Grupo de Dança Masculina Jair Moraes comemora cinco anos de fundação com um repertório incluindo várias coreografias montadas neste período. O grupo foi criado em 2003 pelo bailarino e coreógrafo Jair Moraes, um dos artistas mais conhecidos e consagrados do Balé Teatro Guaíra. No elenco estão jovens entre 11 e 20 anos.