Teatro Guaíra já recebeu 100 mil espectadores em seus auditórios em 2010

Além de suas próprias produções, o CCTG tem incentivado e apoiado iniciativas para democratizar o acesso à cultura a todos os segmentos da comunidade
13/05/2010 - 12:00
O Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) está comemorando a marca de 100 mil pessoas que compareceram aos seus quatro auditórios em 2010. Além de suas próprias produções, que têm merecido o prestígio dos espectadores, a atual diretoria do CCTG tem incentivado e apoiado iniciativas para democratizar o acesso à cultura a todos os segmentos da comunidade.
Só no mês de abril, em torno de 10.400 estudantes foram trazidos por escolas de Curitiba e da Região Metropolitana para assistir aos espetáculos do Balé Teatro Guaíra com a Orquestra Sinfônica do Paraná. “A Lenda das Cataratas do Iguaçu”, obra do compositor Jaime Zenamon, criada especialmente para as comemorações dos 40 anos do Balé Teatro Guaíra, foi apresentada a um público bastante jovem, que lotou o Guairão e aplaudiu de forma entusiasmada.
Para a maior parte dos alunos, foi o primeiro contato com o balé , uma experiência agradável que deixou a vontade de voltar ao Teatro para assistir outras apresentações.
Mais um motivo de comemoração foi o apoio ao projeto do espetáculo “Flashback”, de Flávio de Souza, que tem o objetivo de estimular a formação de novos públicos, transformando o teatro em instrumento de aprendizado. O projeto foi também aberto às escolas e trouxe ao Guairinha, em dez apresentações, mais de 4000 alunos, possibilitando ao público uma prática que lhe permitiu um contato diferente, mais envolvente, com a arte teatral.
Os produtores dos grandes espetáculos, de artistas de fama nacional e internacional, também estão comemorando. Tem sido constante as solicitações para sessões extras dos espetáculos, devido a procura do público pelas atrações anunciadas pelo Teatro Guaíra. “Mal abrimos as vendas e os ingressos se esgotam em pouco tempo. Isso também é resultado da nossa política de facilitar o acesso do público usando a tecnologia, com vendas pela internet e por cartões de crédito, além dos descontos para estudantes, idosos e portadores do Cartão Guaíra”, comenta o diretor administrativo e financeiro do CCTG, Walter Gonçalves.
A direção do Teatro Guaíra tem dificuldades em atender aos pedidos de produtores, já que a programação está completa até o final do ano. Segundo a diretora artística, Lu Rufalco, o esforço é enorme para se conseguir datas disponíveis para os shows que querem se apresentar na casa. “Já estamos com excesso de solicitações, vindas do Brasil inteiro, além das internacionais. São espetáculos de excelente qualidade, muitos dos quais, infelizmente, não podemos atender por falta de disponibilidade de agenda”.
A diretora presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Marisa Villela, destaca o fato do público paranaense prestigiar de forma efetiva sua principal casa de espetáculos e as produções locais. Segundo ela, o fato do Teatro Guaíra estar aberto às nossas produções é determinante para que o público possa dar esse tipo de resposta. E a atual gestão está empenhada em trabalhar, cada vez mais neste rumo, possibilitando não só ao público assistir espetáculos de qualidade, como também ampliar as oportunidades de trabalho para artistas e técnicos locais.