Teatro Guaíra apresenta Festival Nacional de Danças Ucranianas

A edição deste ano será em homenagem ao grupo folclórico ucraniano mais antigo do Brasil: o Barvinok, que completa 80 anos de existência
Publicação
10/11/2010 - 17:40
Editoria
O Teatro Guaíra apresenta, sábado (13), o XVII Festival Nacional de Danças Ucranianas. A edição deste ano do festival será em homenagem ao grupo folclórico ucraniano mais antigo do Brasil: o Barvinok, sediado em Curitiba, que completa 80 anos.
No ano que vem, comemora-se os 120 anos de imigração ucraniana no Brasil. Com a aproximação dessa data, eventos comemorativos serão intensificados; tanto no Brasil quanto na Ucrânia, já que chefes de Estado dos dois países assinaram um acordo em que reafirmam seu apoio às comemorações.
Um desses eventos será uma exposição das obras do pintor paranaense Miguel Bakun na cidade de Lviv, na Ucrânia. Bakun, natural da cidade de Mallet, no sul do Estado, era filho de imigrantes ucranianos.
Foi em Mallet que os primeiros imigrantes ucranianos se estabeleceram. De acordo com Vitorio Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, as primeiras oito famílias que vieram para o Brasil, chegaram em 23 de agosto de 1891, vindas da região de Lviv, no oeste da Ucrânia. A partir dessa data, seguiu-se a primeira grande imigração massiva, que totalizou aproximadamente 20 mil ucranianos. Segundo cálculos da historiadora Oksana Boruszenko as próximas ondas migratórias, que ocorreram até o fim da II Guerra Mundial, totalizaram cerca de 35 mil ucranianos.