Tarifas bancárias têm variação de até 300% entre instituições

Procon pesquisou preços de serviços cobrados por oito instituições financeiras em agosto
Publicação
21/08/2007 - 15:18
Editoria
Levantamento realizado pelo Procon-PR - Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor –, em agosto, mostra diferenças de até 300% na cobrança de tarifas bancárias - pessoa física - entre oito bancos. Esse percentual refere-se ao fornecimento do talão de cheque, a partir da 21.ª folha, com a cobrança variando entre R$ 0,40 a R$ 1,60, e à tarifa por saque no terminal de auto-atendimento, de R$ 0,50 a R$ 2,00. “A pesquisa foi realizada com o objetivo de orientar o consumidor quanto à melhor maneira de controlar e racionalizar o seu gasto com tarifas”, informou a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro. “Foram oito instituições financeiras pesquisadas pelo Procon, e as tarifas bancárias avulsas referem-se à cobrança de valores máximos”, completou. Ivanira explicou que as tarifas devem ser previamente informadas ao cliente e que as agências bancárias devem manter afixadas, em locais visíveis, os dados relativos aos serviços cobrados e seus respectivos valores, bem como a periodicidade da cobrança. BANCOS – Os bancos pesquisados foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Real, Santander e Unibanco, abrangendo 30 itens. Mas, no comparativo, estão incluídos 27, em razão da diversidade na apresentação do produto/serviço. Os valores, vigentes em 8 de agosto, foram obtidos nos sites oficiais das instituições bancárias. O consumidor pode acessar o levantamento no endereço eletrônico do Procon-PR, www.pr.gov.br/proconpr , no link “Pesquisas”. Ao verificar as tarifas bancárias, porém, é preciso observar todas as informações relativas ao item selecionado como, por exemplo, a cobrança da manutenção do cartão magnético, que varia por período da cobrança, que pode ser mensal ou trimestral, conforme a instituição. A coordenadora do Procon lembra que não há tabelamento de tarifas bancárias. Portanto, os valores cobrados pela prestação de serviços iguais em diferentes fornecedores podem apresentar grande variação. “Se o consumidor tiver alguma conta corrente bancária aberta, mas que não esteja sendo movimentada, é conveniente encerrá-la, formalizando seu pedido por escrito, uma vez que ela gera custos que lhe serão repassados”, alertou.