O taekwondo passou a ser modalidade oficial dos Jogos da Juventude do Paraná. A homologação foi no Seminário Estadual de Esporte, em Maringá, com a participação de aproximadamente 100 representantes dos municípios, na última sexta-feira (12). Isso ocorreu porque o taekwondo foi disputado por três anos consecutivos como modalidade optativa.
“Os dirigentes esportivos do Paraná estão de parabéns. É mais uma modalidade que vem dar brilhantismo aos jogos. O taekwondo é forte em nosso Estado. Temos o Diego Silva, medalhista de ouro no Pan-americano, e a Natália Falavigna, prata no Pan-americano e bronze nas Olimpíadas de Pequim”, exemplifica Ricardo Gomyde, diretor-presidente da Paraná Esporte.
Natália Falavigna e o seu técnico e presidente da Federação Paranaense de Tae-Kwon-Do, Fernando Madureira, estiveram presentes à sessão e pediram apoio aos dirigentes municipais para a oficialização da modalidade nos Jogos da Juventude.
“Temos um grande celeiro de atletas no taekwondo paranaense. Sempre estamos conquistando bons resultados em competições nacionais e internacionais. A presença do taekwondo nos Jogos da Juventude é muito importante para todos nós. O Gomyde sempre foi um grande companheiro nosso. Temos muito que agradecer a ele por mais esta oportunidade”, reconhece Madureira.
MUDANÇAS - Segundo Dirceu Ramiro, coordenador dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná, a comunidade esportiva foi convocada, em Maringá, para aprovar as mudanças previstas a partir de 2009. O principal objetivo foi diminuir o número de participantes na fase final, hoje em torno de 6 mil atletas, número inviável para a maioria das cidades candidatas à sede. Veja o que mudou:
1. A Divisão A continuará com 10 integrantes por modalidade em 2009, mas esse número poderá ser reduzido a partir de 2010, quando será levado em conta o número de inscrições.
2. A Divisão B já levará em conta na final o número de inscritos a partir de 2009, variando de 8 (os campeões das 8 regiões) a 16 (como vinha ocorrendo independente de inscrições).
3. A partir de 2009 os Jogos da Juventude passam a ser disputados por atletas até 18 anos, nascidos a partir de 1.º de janeiro de 1991. A idade mínima varia para algumas modalidades, como atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, karatê e natação.
4. A idade mínima para a participação dos Jogos Abertos continua sendo de 18 anos, mas poderão ser inscritos nas modalidades coletivas até dois atletas de 17 anos. No futebol a disputa será para atletas nascidos de 1988 a 1991. Já na ginástica rítmica, até 1995.
5. O numero de atletas inscritos por modalidade coletiva diminuiu em dois.
6. A modalidade de bocha no feminino não será mais disputada na Divisão B dos Jogos Abertos, em 2009, e também na Divisão A, a partir de 2010, em virtude do pequeno números de participantes.
7. A partir de 2009 somente será incluída uma nova modalidade nos Jogos Oficiais do Paraná se outra deixar de ser disputada. Portanto, a regra até então vigente, de inclusão após disputada por três anos consecutivos ou cinco alternados como modalidade optativa, não valerá mais.
8. No atletismo haverá um ranking para participação na fase final. A Paraná Esporte deverá realizar duas seletivas no mínimo para os atletas adquirirem o índice, além das competições da Federação Paranaense de Atletismo. E poderão participar no máximo três atletas por município em cada prova. Também foi aprovada a inclusão da marcha atlética.
9. Na bocha (masculino continua) deverá haver diminuição do tempo de jogo e a utilização do piso de areia ou similar.
10. Na Federação Paranaense de Ciclismo está em estudo a diminuição do número de dias das disputas, para o máximo de três dias nos Jogos Abertos e de quatro nos Jogos da Juventude.
11. No judô, a participação nos Jogos da Juventude será a partir da faixa amarela.
12. A natação será realizada em divisão única. Acaba a Divisão B, e os atletas deverão alcançar um índice mínimo.
13. O vôlei de areia será disputado na fase regional a partir do próximo ano. Para a fase final dos Jogos Abertos de 2009 estão classificados as sete melhores duplas de 2008, o município sede e mais os oito campeões regionais. Para os Jogos da Juventude serão 24 duplas na final, sendo os 7 primeiros colocados de 2008, o município sede e os campeões e vices da fase regional.
14. O xadrez também será disputado na fase regional. Para a final dos Jogos Abertos serão só nove participantes, sendo o município sede e mais os campeões das regionais. Para os Jogos da Juventude serão 17 participantes na final, sendo o município sede e os campeões e vices das regionais.
15. Um atleta que não se classificar numa modalidade coletiva poderá disputar por outra coletiva a final pelo mesmo município.
16. Não haverá mais o título de campeão geral dos jogos, para valorizar as competições e provas nas modalidades.