Das 16 modalidades disputadas na fase final dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná, o taekwondo é uma das que mais chamaram a atenção do público. Para o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, que fez questão de acompanhar os primeiros combates, todo esse interesse tem motivo: “A modalidade é nova nos jogos oficiais do Paraná. É o segundo ano em que é escolhida pelos municípios-sede entre as modalidades optativas.”
Além de dois técnicos da seleção brasileira que disputou o Pan-americano no Rio, Fernando Madureira, que é do Paraná, e Mestre Pan, outros dirigentes da Federação Paranaense de Taekwondo e atletas famosos acompanharam a disputa em Paranavaí. Entre os atletas, o destaque foi a paranaense medalha de prata no Pan, Natália Falavigna.
“Compareci para dar incentivo aos atletas que estão competindo e também para agradecer os organizadores por incluir a modalidade nessa importante competição no Estado”, justifica Natália. O maior gesto dessa gratidão foi presentear Ricardo Gomyde com uma camisa da seleção brasileira de taekwondo. “A Paraná Esporte sempre nos apoiou em competições dentro e fora do estado”, disse.
Para Fernando Madureira, que também é presidente da Federação Paranaense de Taekwondo, a inclusão do esporte nos Jojup’s motiva a prática em escolas e academias. “Com o taekwondo no calendário estadual, aumenta o interesse em praticar a modalidade. Isso já é visível nas escolas de pequenos municípios”, constata Reginaldo Dutra Pereira, secretário geral da Federação Paranaense de Taekwondo.
Na fase final dos Jojup’s, o taekwondo foi disputado nos dois primeiros dias da competição (15 e 16). Londrina ganhou no masculino e Maringá, no feminino. Na categoria masculina Londrina ganhou por apenas dois pontos de vantagem sobre Curitiba. Foram 113 pontos contra 111. O bronze foi para a equipe de Cascavel com 104 pontos. Já no feminino, Maringá somou 151 pontos, Londrina levou a prata com 144 pontos, e Curitiba conquistou o terceiro lugar com 95 pontos. Foram inscritos na modalidade 281 atletas (187 meninos e 94 meninas), nas categorias luta e poonse (simulação de luta).