A TV Paraná Educativa exibe nesta quinta-feira “Kundun – Escravos da Liberdade”, produção da emissora que conta a história dos descendentes de onze escravos que, em 1866, receberam como herança uma grande fazenda na região de Guarapuava, no Paraná. Os quilombolas perderam a terra há 40 anos e hoje mais de mil famílias herdeiras lutam para reconquistá-la. O documentário vai ao ar às 22h10.
Em “Kundun – Escravos da Liberdade”, duas histórias são intercaladas e concluídas numa só. Uma história é da luta pela terra e a outra é a do grupo de música e dança com os jovens do quilombo Paiol de Telha, em Guarapuava, que descendem dos onze escravos. A jornalista Cristina Esteche, primeira a fazer uma grande reportagem sobre o tema, é a narradora principal da história da luta pela terra; o músico e coreógrafo Orlando Silva é o narrador de como a arte foi devolvendo aos jovens descendentes o orgulho e o valor que foram roubados deles, ainda antes de nascerem.
São 18 entrevistados envolvidos na luta pela terra e toda a história é contada por eles. É um documentário testemunhal, que resgata essa história e tem como objetivo contribuir para que se corrija uma injustiça cometida contra essas pessoas e contra todos os afro-descendentes no Brasil e na América Latina.
O documentário é dividido em quatro blocos e tem duração de 82 minutos. O jornalista Élson Faxina assina o roteiro e a direção. As imagens são de Ernesto Mikos e a edição, de Rogério Saiz.
“Kundun - Escravos da Liberdade” deverá ser reprisado no sábado