Suspeitos de tráfico são presos com cocaína, crack e maconha

Droga era trazida de Foz do Iguaçu e distribuída na Região Metropolitana de Curitiba
Publicação
02/08/2010 - 15:20
Editoria
Três suspeitos de traficar drogas na Região Metropolitana de Curitiba e em Maringá foram apresentados, nesta segunda-feira (2), pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Adélio Silva de Oliveira, 40 anos, Ademilson Nicolay, 41, e José Dias Pego, 37, foram presos no final da tarde de sexta-feira (30), numa ação que envolveu policiais dos núcleos da Região Metropolitana e de Maringá, com o apoio operacional do Canil, da Polícia de Choque.
Com eles foram apreendidos 2 quilos de cocaína, 13,88 quilos de crack, 119 quilos de maconha, duas balanças de precisão, uma espingarda calibre 44, um revólver calibre 38, uma garrucha calibre 32 e 144 munições de arma de fogo, nos calibres 12, 38, 40, 44 e 380. Também foram apreendidos um Gol, um Kadett e uma Veraneio, usados para o transporte e distribuição da droga.
Para o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, essas prisões demonstram o comprometimento dos policiais paranaenses com o trabalho de combate às drogas. “Prisões como estas mostram o trabalho intenso das equipes de investigação dos Núcleos da Região Metropolitana e Maringá, do Denarc. Um trabalho constante e intenso de combate ao tráfico de drogas”.
De acordo com o delegado do Núcleo da Região Metropolitana da Denarc, Kleudson Moreira Tavares, toda a droga apreendida está avaliada em aproximadamente R$ 270 mil. “Só o crack apreendido seria transformado em aproximadamente 55 mil pedras para usuários”, explicou.
A droga era distribuída principalmente em Almirante Tamandaré e Colombo. Segundo os presos, parte era vendida em Maringá, no noroeste do Estado. Todos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, e serão encaminhados ao Centro de Triagem II, em Piraquara, onde permanecerão à disposição do Juízo Criminal de Almirante Tamandaré-PR.
INVESTIGAÇÕES – Segundo a polícia, os suspeitos foram surpreendidos após duas semanas de investigações. Nicolay e Pego foram detidos quando entregavam a droga para Oliveira, em uma chácara de Almirante Tamandaré. “Durante investigações, identificamos os possíveis suspeitos e passamos a monitorar suas atividades”, explicou o delegado Tavares. Na sexta-feira (30), de acordo com o delegado, a polícia constatou que os suspeitos estavam saindo de Foz do Iguaçu.
Oliveira mora em Almirante Tamandaré e era responsável por comprar a droga dos fornecedores de Foz do Iguaçu e redistribuir para outros traficantes. Nicolay e Pego eram responsáveis pelo fornecimento e transporte da droga para Oliveira e traficavam em Maringá. Dos três presos, apenas Oliveira tem antecedentes. Ele já foi preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em Almirante Tamandaré.
As investigações continuam para identificar os demais destinatários da droga apreendida. A polícia pede a colaboração da população, para que continuem denunciando o tráfico de drogas pelo telefone 181-Narcodenúncia ou pelos telefones de emergência da polícia 190 e 197.