Supervisores de aprendizes recebem orientações sobre as suas atribuições

As informações foram transmitidas pela gestora do programa na região de Curitiba, Cristiane Gomes de Sá, em reunião no Palácio das Araucárias
11/09/2008 - 16:40
A importância do Programa Aprendiz e, principalmente, do papel que os servidores que atuam, nas repartições públicas, como supervisores dos adolescentes contemplados foi ressaltada nesta quinta-feira (11) a funcionários dos diversos departamentos das Secretarias da Administração e do Planejamento. As informações e as orientações foram transmitidas pela gestora do programa na região de Curitiba, Cristiane Gomes de Sá, em encontro no Palácio das Araucárias, na capital. O Programa Aprendiz, coordenado pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude e que conta também com a participação de órgãos como a Delegacia Regional do Trabalho, Procuradoria Geral do Trabalho e o Ministério Público Estadual, oferece a adolescentes de 14 a 18 anos oportunidade de atividades remuneradas em órgãos do governo. Na Secretaria da Administração, há dez adolescentes atuando; no Planejamento, dois. PACIÊNCIA - Cristiane Gomes de Sá tirou dúvidas de como lidar com as dificuldades cotidianas e sobre as regras às quais os adolescentes devem seguir. Ela alertou os orientadores a manterem sempre a paciência com os adolescentes. Afinal, observou a profissional, trata-se de um período em que o ser humano está em busca por uma identidade, “marcado por flutuações de humor, imediatismo e pela impulsividade, rebeldia e atitudes reivindicatórias”. A gestora do programa reiterou ainda as atribuições do servidor responsável pela supervisão do aprendiz, entre elas a orientação adequada dos procedimentos no trabalho, o exercício do relacionamento interpessoal e o desenvolvimento de atitudes profissionais. Além disso, o supervisor deve acompanhar a freqüência e preencher a avaliação semestral. “Acredito que [o trabalho de supervisão dos aprendizes] é educativo, porque é uma responsabilidade, ter um dever que nem sempre aceitamos, mas que temos que cumprir. A vida é assim, e eles têm que lidar com isso. Acho que abre os olhos dos adolescentes, muitos viram estagiários em outras empresas e muitos saem com qualificação profissional”, assinalou Cristiane. SOBRE O PROGRAMA - O Programa Aprendiz foi instituído pelo Governo do Paraná em 2004. Participam dele adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas, freqüentando a escola e que possuir renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família. O adolescente desenvolve atividades de auxiliar administrativo e recebe remuneração equivalente a 50% do salário mínimo regional (hoje, esse percentual representa R$ 270,00), vale-transporte, tem carteira de trabalho assinada, acompanhamento psicossocial e, ao concluir o curso de qualificação profissional (onde são trabalhadas matérias como informática, matemática, relações humanas, ética e cidadania, entre outras), recebe o certificado. O contrato é de um ano e a jornada das atividades é 20 horas semanais, incluindo o curso de qualificação, aos sábados.