O governador Roberto Requião, a presidente do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Lúcia Arruda, e o presidente da rede portuguesa Sonae Distribuição, Fernando Sérgio Maia Rebelo, assinaram nesta quinta-feira (19) um convênio para doação de 600 toneladas de alimentos da cesta básica. Durante a solenidade também foi divulgado o balanço da campanha do agasalho realizada pela rede, que repassou as doações ao Provopar: 19.631 kg entre cobertores, roupas e calçados.
De acordo com Lúcia, a cada mês a rede irá doar 50 toneladas de alimentos não perecíveis, sendo que 10 toneladas serão distribuídas pelo Provopar a instituições carentes de Curitiba e Região Metropolitana e as outras 40 irão para municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano, como o Vale do Ribeira, Litoral e municípios como Ortigueira, na Região Central do Estado.
Requião ressaltou a importância da integração do Brasil com Portugal e destacou que a intenção da rede em investir na área social é extremamente bem-vinda no Paraná. “Essa visão de irmandade entre brasileiros e portugueses deve ser mantida. A Sonae fez hoje uma oportuna e significativa doação ao Provopar e esperamos que outras instituições sigam o exemplo”, afirmou o governador.
A rede Sonae vai investir nesse convênio mais de R$ 1,5 milhão e, segundo Sérgio Maia, presidente da Sonae Distribuição do Brasil, a empresa pretende prorrogá-lo em 2005. “Repassando os alimentos para o Provopar temos a certeza de que a população carente irá recebê-los”, afirmou Maia.
O presidente da Sonae afirmou que vê o convênio como uma obrigação da empresa. “A Sonae tem um compromisso de responsabilidade social com o povo brasileiro. Estamos trabalhando em nosso grupo com 1.500 profissionais portadores de deficiência e contratamos mais de 600 idosos”, exemplificou. Maia ainda destacou que a rede investe na formação dos funcionários, ajudando 260 colaboradores a concluir o Ensino Médio e mais de 600 a concluir o Ensino Superior.
Agasalho - A rede Sonae, por meio das lojas dos supermercados Big e Mercadorama, arrecadou em 2004 quase 20 toneladas de agasalhos em todo o Estado. O total arrecadado foi repassado ao Provopar, que está distribuindo os donativos para entidades paranaenses.
Além dos agasalhos arrecadados pela Sonae, o Provopar também realizou uma campanha própria em todo o Paraná e deverá suprir vários municípios. “Conseguimos distribuir 40 mil cobertores no Estado todo e 20 toneladas de agasalhos foram distribuídas só em Curitiba. Nós já paramos de pedir doações, mas continuamos recebendo e distribuindo roupas e calçados”, destacou Lúcia.