Ao confirmar a presença de uma delegação do Paraná no Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), que inicia no próximo dia 17 em Porto Alegre, o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) Nizan Pereira, disse que o evento é o principal fórum de discussão, compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre tecnologia de informação e comunicação baseada em software livre do planeta.
O Governo do Paraná é um dos principais usuários e desenvolvedores de softaware livre do país. Das soluções de governo eletrônico, com mais de 400 sítios e 35 mil páginas, até as ferramentas de correio eletrônico, sistemas de alta complexidade, rede de serviços e de hardwares, a utilização de software livre é uma das marcas da Celepar.
O secretário Nizan Pereira cita várias soluções desenvolvidas pela empresa que estão sendo usadas pelos governos federal e por outros estados como a suíte de comunicação Expresso e o sistema de controle, acompanhamento e resultados de projetos estratégicos (e-Car).
Outra importante contribuição da empresa paranaense para o setor público é o desenvolvimento do sistema de gestão hospitalar (Hospub), cujo projeto iniciado em 2003 pelo Datasus se encontrava paralisado. Repassado para a Celepar no final do ano passado, através de convênio com os Ministérios da Saúde e do Planejamento, o módulo de atendimento ambulatorial do Hospub já ultrapassou a fase de testes e foi implantado no Centro de Reabilitação do Paraná e agora está à disposição do Ministério da Saúde para implantação em suas unidades.
“Nossas soluções são a prova de que as comunidades de software livre têm capacidade de respostas cada vez mais aprimoradas sobre o uso e desenvolvimento de determinadas ferramentas e aplicativos”, acentuou Nizan Pereira.
O presidente da Celepar lembra, ainda, que o Paraná é o primeiro estado a adotar através de lei específica o padrão aberto de documentos. Aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Roberto Requião no final do ano passado, a Lei 15.742 estabelece que os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal do Paraná devem adotar, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para a criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.
FÓRUM - Os participantes do Fisl terão a oportunidade de conhecer algumas soluções desenvolvidas pela Celepar em software livre durante duas palestras. Na primeira, técnicos e diretores da empresa abordarão os principais aspectos do uso e desenvolvimento dos programas de código aberto no Governo do Paraná e, na segunda, será apresentada a rede de serviços mantida pela estatal paranaense, inclusive com a aplicação da solução de voz sobre IP nos serviços de telefonia, projeto em fase inicial de implantação.
“Nossas soluções são o resultado dos esforços de inúmeras comunidades que disponibilizam seus conhecimentos para usufruto de todos quantos queiram contribuir para o aperfeiçoamento e a expansão das ferramentas que possibilitam o acesso à informação e aos modernos meios de comunicação”, enfatizou Cláudio Dutra, diretor de Serviços IP e Multimídia.
Com participação no Fórum Internacional de Software Livre desde 2003, quando começou a usar e desenvolver soluções em software livre, além das palestras, a Celepar terá um estande no pavilhão central do Centro de Convenção da PUC/RS, onde serão expostos seus produtos e serviços.
Soluções da Celepar vão ser atração no Fórum Internacional de Software Livre
Evento que começa no dia 17 em Porto Alegre é destaca pelo secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira
Publicação
11/04/2008 - 14:00
11/04/2008 - 14:00
Editoria