A população pode acompanhar, pela internet, para qual órgão uma solicitação foi enviada e qual é a resposta dada pelo setor responsável pelo tema abordado. Essas informações podem ser verificadas por todas as pessoas que registram pedidos, sugestões, reclamações, denúncias e elogios na Ouvidoria do Estado, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. O acesso é feito por meio do site www.ouvidoria.pr.gov.br, no link “Fale com o Ouvidor”, em “Consulte Reivindicação”.
“Ao relatar uma mensagem na Ouvidoria, seja por telefone, internet ou pessoalmente, o cidadão recebe dois números: o de atendimento e o código para consulta. Com esses dados, ele consegue tomar conhecimento sobre o trâmite de cada caso, dentro da estrutura do Governo do Paraná”, explica a gerente de atendimento Fabiane Mazur Bizi Barbalho. “Na página constam todos os encaminhamentos realizados internamente e a posição final da secretaria, autarquia ou estatal para cada situação apresentada pela população”, completa.
De acordo com o coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares, esse é mais um serviço colocado à disposição dos paranaenses, graças a um trabalho em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar). “Assim, com uma ferramenta simples na internet, possibilitamos que as pessoas acompanhem o trâmite das solicitações e os trabalhos realizados pela Ouvidoria, de forma ágil, clara e transparente”, destaca.
Atendimentos – Somente de janeiro a setembro deste ano, a Secretaria Especial somou 8.055 atendimentos. Destes, 5.025 foram enviados para averiguação nos órgãos aos quais os assuntos eram relacionados. Nessas situações, os encaminhamentos e o respectivo retorno da administração estadual puderam ser consultados pela internet. Sobre o restante dos contatos feitos pelos cidadãos, as reivindicações foram solucionadas no momento em que as pessoas buscaram a coordenadoria.
Os temas das solicitações observados nesse período foram variados. Entre as áreas mais procuradas estavam administração geral, segurança, educação e saúde. “A participação ativa da população, no que se refere ao Poder Executivo, é importante, pois nos permite fazer um diagnóstico da atuação do governo e aprimorar as políticas públicas estaduais, que têm como objetivo levar cada vez mais benefícios aos paranaenses”, conclui Soares.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel, em Curitiba. CEP 80.420-000. Para registros na internet, o site é o www.ouvidoria.pr.gov.br, no link “Fale com o Ouvidor”. Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas.