Técnicos e diretores da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) concluíram neste fim de semana a implantação do projeto piloto do Sistema de Gestão Hospitalar (Hospub) no Centro de Reabilitação do Paraná (CRP), que começa a funcionar na segunda-feira (31) no bairro Cabral em Curitiba.
Para o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar Nizan Pereira, a implantação do sistema e o início das atividades do CRP são um marco histórico na área da saúde paranaense porque une o que existe de mais avançado em termos tecnológicos.
“De um lado os equipamentos de última geração para atendimento médico-hospitalar num dos mais modernos complexos de reabilitação do país, e de outro um sistema de informática pioneiro que vai auxiliar na gestão e nos procedimentos dos profissionais que atuarão no Centro de Reabilitação”, analisa Nizan.
Durante a apresentação do novo sistema, o secretário executivo do Conselho Revisor do Governo do Estado André Pegorer também reconheceu os esforços e a capacidade dos servidores que atuam em várias áreas para a tornar realidade o Centro de Reabilitação.
“Todos os órgãos envolvidos trabalharam num ritmo forte para concretizar esse sonho que dignifica o atendimento à saúde”, afimrou. Segundo o secretário executivo da Associação Paranaense de Reabilitação (APR), Lauro Gouveia, a implantação do Hospub e o início do atendimento ambulatorial é o primeiro passo de uma série de serviços que o Centro oferecerá a seus pacientes.
HOSPUB - Um dos mais completos sistemas de gestão da saúde do país, o Hospub é resultado da cooperação técnica entre a Celepar, os Ministérios da Saúde e do Planejamento e o Hospital Municipal MárioGatti, de São Paulo.
O sistema começou a ser construído inicialmente pelo Datasus, a empresa de informática do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2004, mas não chegou a ser concluído. No ano passado o Governo Federal resolveu retomar o projeto reunindo a experiência de várias entidades.
Devido sua experiência no desenvolvimento e utilização de programas de código aberto, a Celepar assumiu a tarefa de efetuar a análise, verificação, correção dos códigos-fontes do sistema e implementação de novas funcionalidades.
No caso específico do Centro de Reabilitação, inicialmente o sistema dará suporte ao atendimento ambulatorial, com os seguintes módulos: cadastro dos profissionais de saúde, controle de agenda médica, controle de agendamento de pacientes, controle do atendimento ambulatorial, rotina para o serviço de arquivo médico e estatístico, cadastro de estabelecimento de assistência de saúde, faturamento, administração do sistema e controle dos usuários.
A partir de segunda-feira será iniciado o programa de treinamento dos funcionários da Secretaria da Saúde que atuarão no CRP. Segundo Dirceu Grein, analista da Celepar, a partir de agora o CPR está apto para fazer todo o controle de atendimento por meio eletrônico, desde o controle de acesso ao hospital e demais procedimento administrativos até o acompanhamento de todos os atendimentos.
O projeto completo do Hospub prevê ainda a implantação de outras funcionalidades para atendimento às diversas áreas da saúde, do controle de estoques dos hospitais e postos de saúde até o controle de internamentos, prontuário médico, controle de consultas e exames, atendimento em UTIs, entre outros.
O sistema também terá capacidade para a integração de dados das unidades de saúde, incluindo os postos de atendimento e hospitais de alta complexidade e destes com os órgãos responsáveis pela gestão da saúde.
Depois do período de testes no Centro de Reabilitação, as funcionalidades já desenvolvidas do Hospub serão colocadas à disposição dos governos federal e dos demais Estados e municípios, que poderão adaptá-lo às suas necessidades específicas ou implantá-lo imediatamente em suas respectivas unidades de saúde.
Desenvolvido em software livre, os códigos do Hospub também estarão disponíveis no Portal www.softwarepublico.gov.br, mantido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, órgão do Ministério do Planejamento.
Sistema pioneiro de gestão hospitalar é implantado no Centro de Reabilitação
A implantação do sistema e o início das atividades do CRP são um marco histórico na área da saúde paranaense porque une o que existe de mais avançado em termos tecnológicos
Publicação
29/03/2008 - 14:33
29/03/2008 - 14:33
Editoria