Os fornecedores de materiais e serviços do Governo do Estado contam, a partir desta sexta-feira (10), com novo e moderno sistema de credenciamento e acompanhamento das compras governamentais. O novo módulo de cadastro de fornecedores do Sistema de Gestão de Materiais e Serviços (SGMS) administrado pelo Departamento de Materiais do Estado (DEAM/SEAP), está disponível na internet.
Desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), o sistema foi lançado oficialmente no início do mês com serviços online, entre eles o de consultas sobre situação cadastral. Os fornecedores podem obter informações sobre documentação exigida, andamento do processo de liberação do cadastro, aviso de vencimentos, emissão de certificados e uso de codificação padrão.
Segundo Vanderlei Iensen, presidente da Celepar, esse sistema é um dos mais completos já desenvolvidos por um órgão público, que além de garantir mais facilidade para os fornecedores, permite que a população acompanhe de quem o Estado adquire produtos e serviços.
TRANSPARÊNCIA – Com o objetivo de garantir a transparência administrativa, qualquer pessoa tem acesso às informações dos fornecedores, no site “Compras Paraná” (www.comprasparana.pr.gov.br). Nesse endereço também pode ser encontrada a lista de fornecedores e consultada a documentação exigida para habilitação, linhas de fornecimento disponíveis, cadastro de atividades econômicas, verificação de certificados e situação cadastral dos fornecedores.
O diretor de Desenvolvimento da Celepar, Henrique Miorelli, destacou que as informações para os usuários estão mais completas e está mais fácil para quem pretende se tornar fornecedor do Estado, desde o cadastro inicial até a emissão do certificado.
O acesso ao sistema é feito através de senha fornecida no cadastramento inicial. O credenciamento completo e a respectiva habilitação como fornecedor, só são emitidos depois de o responsável pela empresa completar o cadastro e entregar ao órgão avaliador os documentos que necessitem de comprovação.
CERTIFICADO – Depois de concluído o credenciamento, o fornecedor será informado por e-mail e poderá solicitar, pela internet, a emissão de seu Certificado Cadastral, com validade de um ano, conforme prevê a legislação. Durante esse período, o sistema emitirá avisos, por e-mail, sobre documentações com validade vencida e as providências a serem tomadas.
Próximo à data de vencimento do cadastro, o sistema emitirá, também por e-mail, aviso ao fornecedor, que poderá solicitar pela internet a renovação de seu cadastro. Concluído o processo, o fornecedor passará a receber informações sobre os processos de aquisição abertos pelo Estado para sua linha de fornecimento e participar de pesquisas de preços de materiais e serviços.
No caso de empresas estrangeiras o credenciamento será feito diretamente pelo Departamento de Materiais através de funcionalidades específicas. Os órgãos avaliadores (DEAM e outros autorizados) terão amplo acesso ao sistema para manutenção de informações. Os demais órgãos do Estado, quando autorizados, terão acesso à consulta dos dados completos dos fornecedores, às sanções aplicadas e ao registro de sanções.
MIGRAÇÃO – Os fornecedores que já possuíam cadastro no Estado tiveram seus dados migrados para o novo sistema, inclusive as informações sobre eventuais sanções e penalidades registradas. A atualização dos dados pode ser feita a qualquer momento e obrigatoriamente durante a renovação do cadastro. Formulário para essa finalidade está disponível no mesmo site.
Sistema permite que população acompanhe as compras do Estado
Fornecedores têm, a partir desta sexta-feira (10), mais ferramentas no site criado pela Celepar
Publicação
10/07/2009 - 17:10
10/07/2009 - 17:10
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