A Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral recebeu, nesta semana, a visita de servidores do governo de Santa Catarina que trabalham na Ouvidoria Geral do Estado e no Centro de Informática e Automação do Estado. Eles vieram a Curitiba para conhecer o sistema em software livre utilizado pela Ouvidoria paranaense no encaminhamento das demandas da população para outras secretarias, autarquias e estatais.
O secretário Luiz Carlos Delazari e o coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares, recepcionaram os visitantes. “O sistema OUV poderá ser cedido ao Estado, se assim desejarem, para ajudar nas atividades da Ouvidoria catarinense”, afirmou Delazari. “Além disso, nos colocamos à inteira disposição para auxiliar no processo de instalação do programa”, completou.
Durante a visita, Soares apresentou a estrutura da instituição e fez um resumo sobre as atividades das coordenadorias de Corregedoria, Ouvidoria e Políticas Públicas. Ele também ressaltou as facilidades do sistema OUV. “Com o programa fazemos o encaminhamento on-line dos atendimentos e agilizamos todo o trabalho da Ouvidoria, inclusive no que diz respeito ao envio de resposta para os cidadãos”, observou o coordenador.
Foram detalhadas aos servidores as ferramentas do sistema, que foi elaborado em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Por meio dele é possível registrar as solicitações, sugestões e reclamações feitas pela população e enviar as mensagens para os órgãos responsáveis pelos temas tratados para averiguação. Também permite mandar respostas para as pessoas que entraram em contato com a Ouvidoria e gerar relatórios estatísticos de atendimentos.
“O sistema utilizado no Paraná é muito bom e atende aos pontos principais do funcionamento de uma Ouvidoria”, opinou o coordenador de atendimento e negócios do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, Marlei Luiz Rinaldi. “Pelo que vimos aqui e pela proximidade que temos com a Celepar, é de grande interesse que passemos a utilizar o OUV em nosso Estado”, adiantou o servidor.
A passagem da equipe do governo de Santa Catarina pela Secretaria Especial é um desdobramento de uma visita realizada no mês de agosto pelo ouvidor-geral daquele Estado, Ivo Vanderlinde, que veio em busca de subsídios para a implantação de melhorias na Ouvidoria local. Na ocasião, ele se mostrou interessado pelo sistema OUV e elogiou os trabalhos do Paraná na área de Ouvidoria pública. “Percebi que a instituição tem a preocupação de servir bem ao cidadão”, concluiu na época.
Sistema em software livre da Ouvidoria do Paraná é modelo para Santa Catarina
Durante visita realizada nesta semana, servidores afirmaram que poderão utilizar o software livre OUV nas atividades da Ouvidoria Geral de Santa Catarina
Publicação
12/09/2007 - 11:20
12/09/2007 - 11:20
Editoria