A Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), tem buscado meios de agilizar o atendimento aos cidadãos. Para isso, além da compra de novos equipamentos de informática (ver box), recentemente foram feitas mudanças no OUV, o software de encaminhamento e controle das solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios feitos pela população.
Técnicos da Companhia Paranaense de Informática (Celepar) fizeram modificações em ferramentas do sistema de acordo com as necessidades do dia-a-dia da equipe da secretaria. Segundo a gerente de atendimento da Ouvidoria, Fabiane Mazur Bizi, as alterações referem-se principalmente a atividades de administração interna das demandas recebidas pelo órgão.
Segundo ela, uma das novidades é a listagem dos telefones dos ouvidores municipais e dos ouvidores da casa no sistema. “Assim, quando um número é alterado todos podem consultá-lo na sua estação, sem que precisem ser feitas listas impressas”, explica.
Outro aspecto que também eliminou a tramitação de papelada está relacionado com o encaminhamento das solicitações, denúncias e reclamações (chamados de procedimentos instaurados). Antes, conta Fabiane, cada registro era impresso, lido e, então, eram feitas as anotações sobre o envio dos casos para os órgãos competentes. Agora, as observações são feitas no próprio sistema e o contato fica com o status de “despachado”. Depois, uma pessoa encaminha as demandas para as outras instituições.
A gerente de atendimento acrescenta que todas as cartas de cobrança de resposta que são mandadas para as secretarias, autarquias e estatais e as cartas para os cidadãos ficam armazenadas no OUV. “Não há a possibilidade de exclusão, como anteriormente, e é possível controlar melhor os documentos enviados”, diz Fabiane.
Além disso, com o software já era possível obter estatísticas sobre procedimentos instaurados, que podem ser dividos por natureza do contato, por assunto ou por municípios, entre outros.
População – Uma das novidades do OUV – que está em fase de implantação – é voltada para os cidadãos. Quem faz o seu pedido pela internet, pessoalmente ou por telefone recebe o “código para consulta”, além do número do atendimento. Assim, pode acessar o site da Ouvidoria (www.pr.gov.br/ouvidoria) e consultar o status da sua solicitação, como para onde foi encaminhada e se já há resposta do órgão responsável. Para isso, basta clicar no link “Fale com o Ouvidor” e, depois, em “Consulte reivindicação”.
BOX - Novos equipamentos de informática agilizam os trabalhos na secretaria
Na busca por mais eficiência nos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), recentemente foram adquiridos novos equipamentos de informática. Com a compra, quase todos os computadores da instituição foram substituídos pelo novo maquinário, que já está beneficiando as atividades das coordenadorias de Corregedoria, Ouvidoria e Políticas Públicas.
Foram comprados 24 computadores e um notebook, além de processador, memória e HD para o servidor. Isso por meio de licitação, na modalidade de pregão eletrônico. A compra saiu por R$51.630,00, o que representa uma economia de 23% aos cofres públicos, já que o valor máximo estipulado pelo governo do Estado para os lotes adquiridos era de R$63.390,00.
O processo licitatório foi organizado pelo Departamento de Administração de Materiais (Deam), vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap).