O sistema de avaliação das condições de vida e trabalho da população pobre do Estado, cadastrada nos programas sociais dos governos federal e estadual, foi apresentado ao secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia. Esse mapeamento é a principal função do Cadastro Único Georreferenciado, sistema de informática desenvolvido em software livre pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar).
A ferramenta organiza os dados do Cadastro Único através de indicadores sociais, em formato tabulado e georreferenciado. As informações são distribuídas em temas e são agrupadas em condições de moradia, densidade demográfica, desenvolvimento educacional, distribuição de renda, população idosa e situação do mercado de trabalho.
Segundo o secretário Nelson Garcia, com base nas informações do Cadastro Único Georreferenciado é possível desenvolver ações em conjunto com as áreas de saúde, educação e habitação. “O objetivo é que o Governo use o site para pensar em soluções que integrem diferentes pastas. Somente integrados poderemos combater a pobreza de forma eficiente, garantindo acesso a emprego de qualidade, escolas, postos de saúde, casas com esgoto e tratamento de lixo”, defende.
Para o analista da Celepar Danilo Bazello, coordenador do projeto, as possibilidades de uso para esta solução são abrangentes, e principalmente estratégica para aprimorar a aplicação dos recursos públicos em programas sociais, de forma a garantir a maior eficiência dos programas de governo.
Entre as informações relevantes para avaliação das condições sociais do população paranaense estão disponíveis a forma de abastecimento de água, a densidade habitacional, atendimento de saúde, escoamento de esgoto, tipos de habitação dos domicílios.
A aplicação também permite a consulta de indicadores da população em idade de trabalho, distribuída por faixa etária, população empregada, população desempregada, aposentados e pensionistas, assim como a visualização do nível de escolaridade da população de baixa renda.