Sistema de Assistência à Saúde do servidor chega a Florestópolis

Contratação de prestador de serviço na cidade atende 2,7 mil pessoas; é a 38.ª regional do plano de saúde do funcionalismo
21/12/2005 - 16:13
O Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do servidor, que vem passando por reformulações no atual governo, chega a mais uma cidade do Paraná: Florestópolis. É a 38.ª regional do sistema e o 40.º município abrangido pela rede. Em janeiro de 2003, início da atual gestão, eram apenas 11 regionais e localidades. A contratação de uma unidade em Florestópolis, norte do estado, atende cerca de 2,7 mil pessoas – servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e familiares que moram nas imediações. O Hospital Santa Branca já está oferecendo aos beneficiários do SAS atendimento em consulta em clinica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, exames básicos de radiodiagnóstico e de análises clínicas e pronto atendimento 24 horas. Sobre o sistema – O SAS é o plano de saúde do funcionalismo público estadual. Tem 374 mil beneficiários e, ao contrário de sistemas de assistência à saúde de servidores públicos de outros estados ou de municípios, o servidor público não paga contribuição. Todo o sistema é custeado pelo Estado. O atual governo assumiu com o compromisso de melhorar a qualidade do sistema e aumentar o tamanho da rede. Em 2003, elaborou o Novo SAS, projeto que consistiu na criação de novas unidades regionais, e na contratação de hospitais e clínicas sob contratos mais rigorosos e com regras que prevêem maior controle da qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos. Assim, enquanto até 2002 o SAS abrangia apenas 11 regionais, hoje o serviço está, incluindo Florestópolis, em 38 regionais, e em 40 municípios (a regional de Paranaguá tem mais dois municípios, Antonina e Pontal do Paraná). Serviço Informações no site www.pr.gov.br/portaldoservidor ou pelo telefone 0800-41-37-38. O Hospital Santa Branca, em Florestópolis, fica na Rua Nelsino Ravagnani, 40. O telefone: (43) 3662-1321.