O sistema de encaminhamentos da Ouvidoria, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), tem chamado a atenção de outros municípios e Estados. Um exemplo é o governo de Santa Catarina, que passará em breve a utilizar o software livre OUV, em sua Ouvidoria. Para auxiliar na instalação do software, servidores do órgão paranaense estiveram, nesta semana, em Florianópolis.
Segundo a gerente de Atendimento, Fabiane Mazur Bizi Barbalho, e o responsável pelo setor de Informática, José Roberto de Brito, quando Santa Catarina decidiu utilizar o OUV, a administração do Estado se comprometeu a oferecer apoio técnico no processo de instalação do programa e adaptação dele para as necessidades do órgão local.
“Nas reuniões realizadas nesta semana, nós mostramos várias possibilidades do sistema”, afirmou Brito. “Fizemos alguns testes de como criar cartas que são enviadas aos cidadãos, cadastrar novos órgãos para os quais serão feitos os encaminhamentos e como mandar as mensagens para as outras secretarias, por exemplo”, explicou Fabiane.
De acordo com os funcionários da Secretaria Especial, a Ouvidoria de Santa Catarina tem passado por reformulações desde que o ouvidor Ivo Vanderlinde assumiu o comando do órgão, em agosto deste ano. “Eles pretendem reinaugurar a instituição no ano que vem”, contou Brito. Já Fabiane destacou a troca de experiências. “Essa colaboração vai continuar. Os servidores demonstraram o interesse de nos visitar em janeiro para aperfeiçoar o uso do sistema”, adiantou.
INTERCÂMBIO – O intercâmbio de informações entre Paraná e Santa Catarina no âmbito da Ouvidoria começou em agosto deste ano, quando Vanderlinde visitou a sede da Secretaria Especial, em Curitiba. Na ocasião, ele disse que estava em busca de subsídios que pudessem ser usados para melhorar os trabalhos do órgão e citou o Paraná como referência quando o assunto é Ouvidoria.
Um mês depois, servidores da instituição catarinense e do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) visitaram a Secretaria. Durante a passagem deles pela capital foi feita uma apresentação sobre os trabalhos das coordenadorias de Corregedoria, Políticas Públicas e Ouvidoria, e sobre as ferramentas do sistema.
BOX – Sistema OUV dá mais rapidez aos trabalhos da Ouvidoria
Criado em 2003 pelos servidores da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), o Sistema OUV é essencial para os trabalhos da Ouvidoria. “Ele oferece mais agilidade às atividades da coordenadoria, já que todos os encaminhamentos são feitos via internet”, explica a gerente de Atendimento, Fabiane Mazur Bizi Barbalho.
O responsável pelo setor de Informática, José Roberto de Brito, conta que o programa desenvolvido em software livre tem passado por modificações nos últimos seis meses, com a inserção de novas ferramentas. “Isso tem sido feito com base nas necessidades do dia-a-dia e nas experiências do órgão, com o objetivo de oferecer ainda mais segurança e agilidade”, salienta.
É com o OUV que são realizados, depois de triagem, o encaminhamento das demandas relatadas pelos cidadãos para os órgãos estaduais responsáveis pelos assuntos tratados. Também é possível enviar respostas para as pessoas que entraram em contato com a Ouvidoria e gerar relatórios estatísticos de atendimento, entre outras funções.