Com o interesse de conhecer o Sistema de Socioeducação do Paraná, equipes do Acre, do Amapá e de Pernambuco estiveram em Curitiba e Ponta Grossa entre os dias 7 e 21 de outubro. A escolha do Paraná para receber as visitas se justifica porque o Estado vem sendo reconhecido como exemplo de boas práticas em atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. A Coordenação de Socioeducação da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, que executa as medidas em meio fechado e orienta a aplicação de medidas em meio aberto no Paraná, recebeu as comitivas e acompanhou as visitas aos Centros de Socioeducação Curitiba, São Francisco, em Piraquara, e Ponta Grossa.
O Instituto Socioeducativo do Acre, criado há apenas dez meses, enviou ao Paraná a chefe da Divisão Técnica de Regime Fechado, Solange Xavier, para conhecer melhor os projetos, programas e a rotina do Centro de Socioeducação São Francisco. A visita servirá de embasamento para a capacitação técnica e conceitual dos servidores aprovados em concurso público no Acre para atuar nas unidades socioeducativas daquele Estado. “Nós já utilizamos os Cadernos do Iasp como referência para a elaboração de nossos projetos pedagógicos. Então, vim conhecer o dia-a-dia da unidade, conversar com os coordenadores dos programas e participei de um evento de assinatura dos Planos Personalizados de Atendimento”, disse Solange.
De 7 a 9 de outubro, Solange participou de várias atividades realizadas na unidade, como os estudos de casos e os programas de capacitação profissional e de formação cidadã, como o programa Participação Solidária e o Curso de Trato e Manejo de Cavalos, entre outros.
Nos dias 20 e 21 de outubro, cinco conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Cedca/PE) estiveram no Centro de Socioeducação Curitiba, no bairro Tarumã, e no Centro de Socioeducação Ponta Grossa. A diretora executiva do Cedca/PE, Ana Célia Cabral e Faria, explicou que o interesse surgiu porque a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) trabalha numa reestruturação do sistema socioeducativo daquele Estado, que deverá ser implementada em 2010, com o apoio do Cedca/PE. “Pretendemos conhecer melhor os projetos pedagógicos que os Estados implantaram e através dos quais estão dando oportunidades aos adolescentes para que tenham uma convivência social saudável”, disse.
Uma equipe de três profissionais do Amapá também esteve nos Centros de Socioeducação Curitiba e São Francisco entre os dias 20 e 21 de outubro. O grupo tinha o interesse de conhecer as rotinas de segurança e pedagógicas das unidades e compreender como se dá a integração entre os órgãos de atendimento aos adolescentes.
O coordenador de segurança da Coordenação de Socioeducação, Ricardo Peres da Costa, contou que os visitantes são de equipes técnicas de instituições que pretendem implantar e instalar um sistema integrado de atendimento ao adolescente como acontece no Paraná. “A rede formada pelo Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Delegacia especializada em atendimento à adolescentes, Centros de Socioeducação e outros órgãos de atendimento psicossocial possibilita um atendimento especializado, pois há maior diálogo entre os profissionais que vão atender o adolescente desde sua recepção até a sentença de remissão ou aplicação de medida socioeducativa”, explicou.
Além disso, as normas e regulamentos desenvolvidos no Paraná para gerir o atendimento socioeducativo em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que estão publicados e divulgadas nos Cadernos do Iasp, são utilizadas como base teórica e prática por diversos atores em todo o País. A Secretaria também se destacou em 2008, quando recebeu o Prêmio Sócio-Educando na categoria Execução de Medidas em Meio Fechado.