Mais de 87,5 mil trabalhadores foram colocados no mercado formal por intermédio do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, durante os seis primeiros meses deste ano. O resultado é 30% maior que o alcançado no mesmo período de 2006. Durante o primeiro semestre do ano passado, 68 mil pessoas conseguiram um emprego com carteira assinada através do serviço da intermediação das Agências do Trabalhador de todo o Paraná. Os dados são da Coordenadoria de Intermediação de Mão-de-Obra da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social.
“Este ano o Paraná bateu recorde na geração de empregos. Através das Agências do Trabalhador, o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda no Paraná está acompanhando o aumento de novas vagas formais de trabalho com maior participação. O papel das Agências é captar novas vagas e colocar os trabalhadores no mercado de trabalho”, garante o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia. “Os números dão condições para dizer que podemos esperar um ano inteiro de crescimento na geração de empregos e também com maior eficiência do Sistema Público de Emprego”, completa o secretário.
O setor econômico que apresentou maior número de contratações foi o segmento de fabricação de alimentos e bebidas, dentro do setor de Indústria de Transformação. O subsetor da economia empregou 15.640 trabalhadores, representando 18% do total das intermediações no estado. Em seguida, com 16%, está a Agricultura, responsável por 14.134 novos postos de trabalho.
Outros setores que apresentaram destaque foram os de Serviços prestados à empresas, com 9.594 contratações (11%) e o Comércio varejista, apresentando 9,4% do total, com 8.240 novos empregos com carteira assinada.
Sistema Público de Emprego – Instituído em 1975, o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda foi criado, inicialmente, para promover a intermediação de mão-de-obra entre trabalhadores interessados em uma vaga no mercado formal e empresários que ofereciam empregos. Em 1988, com a criação do Seguro-Desemprego, o direito também passou a ser oferecido como serviço dentro do Sistema Público. Atualmente, o Sistema Público de Emprego oferece também, programas de qualificação profissional e de incentivo à empreendimentos solidários.
No Paraná, o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda chega ao cidadão através das Agências do Trabalhador. Ao todo são 245 Agências instaladas em municípios de todas as regiões do estado. Os serviços são oferecidos gratuitamente aos trabalhadores e empresários, através da parceria entre os governos federal, estadual e municipal.