Sistema Fecomércio Sesc Senac e Serc formam líderes comunitários

O Sistema Fecomércio promoveu o curso com foco na formação humana, desenvolvimento comunitário, cidadania, informática e empreendedorismo. O Projeto Portal da Comunidade, do Governo do Paraná, iniciou em 2003 e contou com a parceria do Sesc Paraná em diversas realizações
27/12/2010 - 17:20
Capacitação, inclusão e mudança de vida. Essas foram as palavras de ordem do Projeto Portal da Comunidade, uma ação realizada em parceria do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, com a Secretaria de Relações com a Comunidade, que no dia 22 formou 13 líderes comunitários.
A parceria teve início em 2003, ofertando cursos para capacitar lideranças comunitárias, com o objetivo de torná-las multiplicadoras de conhecimentos. Neste ano, o Sistema Fecomércio Sesc Senac promoveu o curso com foco na formação humana, desenvolvimento comunitário, cidadania, informática e empreendedorismo, em 120 horas de aulas. O Projeto Portal da Comunidade do Governo do Estado do Paraná iniciou em 2003 e contou com a parceria do Sesc Paraná em diversas realizações.
Para Nilce Britto, da Oscip Gerar, uma das instrutoras do curso, salienta que o curso teve foco na questão comportamental. “A ideia foi repassar a eles que o papel do líder é fundamental para que as pessoas realizem coisas em prol delas mesmas e de uma comunidade”, disse. A participante do curso, Irenilda Arruda, atual presidente do Clube de Mães da Vila Torres, revela que os assuntos que foram trabalhados no curso já estão sendo colocados em prática, como elaboração de projetos e eventos. Quando pensamos uma ação, é importante planejarmos cada passo a ser dado, e o que aprendemos aqui, já pudemos aplicar nas atividades comemorativas ao Natal, em nossa comunidade.
Na avaliação do coordenador do programa, Rodrigo Schmidt, parcerias com o Sistema Fecomércio Sesc Senac são importantes para o Paraná e para o Brasil. “Sinto-me com o dever cumprido, pois vejo aqui uma parceria importante, líderes qualificados em benefício de uma população”, ressaltou Schmidt. Como último ato da Secretaria de Relações com a Comunidade, o secretário Milton Buabssi enfatizou que o Portal da Cidadania foi o primeiro programa a ser implantado pela Serc. Ao certificar esses 13 líderes, fechamos com chave de ouro os oito anos de trabalho. Certos de que o trabalho continuará em prol da sociedade paranaense, disse.
O diretor regional do Sesc Paraná, Dimas Fonseca, enalteceu o trabalho conjunto das duas casas e falou aos graduados. “Futuros líderes comunitários, desenvolvam o trabalho de vocês, auxiliando a melhorar a condição de vida das pessoas, reivindiquem, seja o elo entre a comunidade e o Estado. Que vocês possam continuar fortes e aguerridos, porque nós só percebemos as transformações sociais quando nós temos esses dois eixos muito bem sintonizados: iniciativa pública e cidadãos”, conclui.