A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, junto com as Instituições Estaduais de Ensino Superior, assinaram com a delegação francesa que está em Curitiba nesta semana um “Protocolo de Acordo no Domínio Científico e Universitário entre o Estado do Paraná e a Região de Rhonê-Alpes”. O protocolo firmado no final da tarde desta quinta-feira (20), estabelece cooperações nos domínios do ensino superior, da pesquisa e da tecnologia, a fim de reforçar o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões.
Para a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,
foi muito importante receber a delegação francesa no Paraná. “Terminamos este trabalho com um plano concreto real que temos condições de fazer avançar. Acredito muito na cooperação e nós, que somos educadores, temos que incentivar isso em todos os nossos estudantes”, afirmou.
“Esta semana de trabalho trouxe ensinamentos para todos, para que possamos continuar construindo a política de ensino superior, ciência e tecnologia do Paraná, contribuindo assim para que as pessoas tenham uma vida melhor. A inovação, a tecnologia e a pesquisa só têm sentido se for para melhorar a qualidade de vidas das pessoas”, ressaltou Lygia Pupatto.
O vice-presidente de Ensino Superior e Pesquisa da região de Rhône-Alpes, Roger Fougeres, destacou a atuação do sistema estadual de ensino superior do Paraná na área da extensão universitária. Segundo ele, a região francesa precisa evoluir ainda nesta área e o Paraná pode ajudar. “Esperamos que esse acordo não fique apenas no papel e que já sejam nomeados coordenadores para colocar em desenvolvimento vários projetos que serão fundamentais para o nosso desenvolvimento”, disse.
O programa de cooperação aborda três temas importantes para o desenvolvimento regional do Paraná e de Rhône-Alpes: o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável numa abordagem multidisciplinar, principalmente no que diz respeito ao orçamento urbano e à gestão de qualidade das águas; energias renováveis, principalmente energia solar e biomassa; ciências do vivo e as biotecnologia aplicadas à saúde e a agricultura.
Dentro do protocolo ficou estabelecido que a região francesa de Rhône-Alpes e o Paraná atuarão com projetos nos moldes da “Economia do Conhecimento”, inspirado no procedimento francês relativo aos pólos de competitividade. Um programa, em Rhône-Alpes, abordará o papel da universidade na sociedade, apoiando-se nas ações de extensão universitária efetuadas no Paraná.
Sistema Estadual de Ensino Superior firma protocolo com região francesa de Rhône-Alpes
Protocolo firmado no final da tarde desta quinta-feira (20) estabelece cooperações no ensino superior, pesquisa e tecnologia
Publicação
21/11/2008 - 15:09
21/11/2008 - 15:09
Editoria