Por meio do Instituto Nacional de Meteorologia e Instituto Tecnológico Simepar, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Brasil irá coordenar a segunda etapa do Projeto de Demonstração para Previsão de Eventos Meteorológicos Severos no Sul da América do Sul, no período entre novembro de 2008 a novembro de 2009.
O objetivo do projeto é verificar a capacidade de uso das ferramentas de Previsão Numérica do Tempo em nível local, nos serviços de Meteorologia e Hidrologia, face às informações recebidas pelos centros regionais e globais. Também será avaliado o uso destas ferramentas nas ações de Defesa Civil e divulgação para a sociedade.
Com este propósito, o Simepar está organizando um treinamento em Curitiba de 15 a 25 de setembro, com a participação de instrutores dos EUA, Europa e China, bem como do Brasil, além de participantes do Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Brasil, totalizando cerca de 40 especialistas em Meteorologia e áreas correlatas.
O Instituto Tecnológico Simepar tem por finalidade prover a sociedade de informações meteorológicas, hidrológicas e ambientais, bem como conceber, desenvolver e executar projetos de pesquisa científica e tecnológica, formação e capacitação profissional. Entre suas linhas de desenvolvimento e pesquisa científica e tecnológica, o Simepar desenvolve estudos de tempestades severas; de impactos das variáveis meteorológicas no setor elétrico; modelagem e previsão hidrometeorológica; modelagem e previsão hidrodinâmica; estudos e modelagem de impactos ambientais; estudos e monitoramento da atmosfera.
Simepar organiza treinamento para especialistas em meteorologia
Brasil vai coordenar a segunda etapa do Projeto de Demonstração para Previsão de Eventos Meteorológicos Severos no Sul da América do Sul
Publicação
12/09/2008 - 17:20
12/09/2008 - 17:20
Editoria