Setor de reciclagem recebe investimentos de R$ 2,5 milhões

Parceria entre Secretaria do Meio Ambiente e associações vai proporcionar melhores condições para os recicladores e cumprir a responsabilidade compartilhada prevista na Lei Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada recentemente
Publicação
31/08/2010 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Durante a parceria firmada entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) serão investidos R$ 2,5 milhões para a capacitação de catadores de materiais recicláveis do Estado.
Uma das principais ações do projeto está na utilização de três veículos novos que irão auxiliar na capacitação dos catadores e que foram entregues nesta terça-feira (31), em Curitiba, com a participação do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado, o presidente da Abihpec, João Carlos Basílio da Silva, e a vice-presidente da Abipla, Gabriela Onofre Editore.
Para o secretário Jorge Augusto Callado, além de proporcionar melhores condições para os recicladores, a parceria também representa o cumprimento da responsabilidade compartilhada que prevê a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada recentemente.
“Estamos trabalhando com o intuito de cumprir a legislação e ao mesmo tempo proporcionando melhores condições com emprego e renda para os recicladores”, avaliou.
O secretário também destacou a importância do projeto em relação às ações que estão previstas, que objetivam a qualidade de vida, cidadania, capacidade empreendedora e sustentabilidade. “São áreas essenciais para as pessoas que estão contribuindo para o recolhimento de resíduos em nosso Estado”.
O projeto “Dê a mão para o futuro” faz parte do Programa Desperdício Zero, da Sema, e terá duração de 24 meses. Entre as ações previstas no programa estão a capacitação de catadores de materiais recicláveis, divulgação do projeto mediante a veiculação de peças publicitárias e aquisição de máquinas e equipamentos para as cooperativas e associações de reciclagens.
O presidente da Abihpec, João Carlos Basílio da Silva, declarou que o Governo do Estado está dando um exemplo para outros estados brasileiros de como é possível melhorar os índices no setor de reciclagem.
“Uma ação que serve como exemplo para todos. Estamos provando como é possível capacitar e estruturar as cooperativas de reciclagem com o intuito de que a coleta seletiva aumente no Paraná e contribua para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, destacou o presidente da Abihpec, João Carlos Basílio da Silva.
PROJETO – O projeto elaborado e apresentado pelas associações foi analisado pelos técnicos do Programa Desperdício Zero da secretaria. Uma das metas do programa, criado em 2003 pela Secretaria do Meio Ambiente, é reduzir em 30% o volume de lixo que acabam nos aterros sanitários.
Segundo a vice-presidente da Abipla, Gabriela Onofre Editore, a parceria do Governo do Estado foi muito importante durante o processo de construção das ações que visam a conscientização ambiental. “Um projeto que com certeza tem de tudo pra dar certo e estamos confiantes para que tenha o reconhecimento da população”, declarou a presidente.
VEÍCULOS – Os três veículos Parati servirão como unidade móvel e estarão sediados, com a equipe técnica da Abihpec e Abipla, nos municípios de Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Nesses locais as equipes técnicas irão assessorar e prestar toda a consultoria necessária para as associações e cooperativas de reciclagem de 15 municípios paranaenses.
No final dos 24 meses os veículos serão vendidos e os valores arrecadados serão destinados para a aquisição de equipamentos para as cooperativas.
Os municípios atendidos pelo programa são: Londrina, Arapongas, Apucarana, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Maringá, Ivaiporã, Campo Mourão, Paranavaí, Umuarama, Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel.

GALERIA DE IMAGENS