A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, realiza nesta quarta-feira (2) uma apresentação no Institut National des Sciences Appliquées (INSA), em Lyon, na França. O INSA é uma das maiores escolas de formação de engenheiros da França, diplomando mais de 800 profissionais por ano, em dez especialidades.
O objetivo do encontro é mostrar o Sistema Seti e os programas de desenvolvimento do Paraná no âmbito da ciência, da tecnologia e do ensino superior. A apresentação será feita no Centro de Ciências Térmicas do Instituto, que também faz parte do Centro Nacional para Pesquisa Científica.
Na ocasião, será discutida uma possível cooperação num projeto transdisciplinar. A proposta reúne artistas, cientistas e artesãos para realização de uma obra coletiva, com valor pedagógico e social, tendo como tema a energia. A obra deve simbolizar o ciclo da energia, a sua geração, a sua distribuição e o seu uso. O projeto integrará a diversidade das energias renováveis, apontando um quadro favorável de eficácia energética.
De acordo com a secretária Lygia, a aproximação entre Brasil e França é muito produtiva. “As cooperações internacionais sempre trazem resultados excelentes. Nós temos muito a ganhar e também daremos a nossa contribuição ”, afirma. Ela está na França desde sábado (28). Além de articular parcerias no âmbito da ciência, da tecnologia e do ensino superior, a secretária representará o governador Roberto Requião no 3º Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira, a ser realizado nos dias 3 e 4 de dezembro.
A Seti já mantém diversas parcerias com a França, mais especificamente com a região de Rhône-Alpes. As discussões são voltadas para a extensão universitária, a pesquisa, energia e meio ambiente, mobilidade entre os dois países e relacionamento entre pequenas e médias empresas do Paraná e da região francesa.
Um grupo de 11 estudantes franceses, inclusive, está no Brasil com o objetivo de acompanhar o programa Universidade Sem Fronteiras, coordenado pela Seti. A maior ação de extensão universitária em curso no país deve ser replicada no país europeu. Também a implantação da Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais, localizada na cidade de Castro, é fruto de uma parceria com a região de Rhône-Alpes.
Seti discute parceria com instituto francês
De acordo com a secretária Lygia Pupatto, a aproximação entre Brasil e França é muito produtiva
Publicação
01/12/2009 - 16:17
01/12/2009 - 16:17
Editoria