Servidores ganham serviço de saúde em Laranjeiras do Sul

Com isso, passa para 38 o número de localidades no Paraná com ponto de atendimento do SAS, número mais de três vezes superior ao do início do atual governo, em 2003
27/08/2008 - 15:30
A partir do dia 1º de outubro, o Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do funcionalismo público estadual passa a atender em Laranjeiras do Sul. Com mais esse município, passa a ser de 38 o número de localidades no Paraná contempladas com ponto de atendimento do SAS – quantidade mais de três vezes maior que a do início do atual governo, em 2003, quando eram 11 os municípios abrangidos. Outra modificação no SAS a partir de 1º de outubro ocorrerá em Guarapuava. Os beneficiários do sistema passarão a ser atendidos, naquele município, no Hospital Estrela de Belém, que venceu o mais recente processo licitatório para contratação de estabelecimento de saúde naquela região. As duas medidas contemplam cerca de 15 mil servidores estaduais, entre funcionários da ativa, aposentados e dependentes. CONTRATAÇÃO - O contrato de prestação de serviços entre o SAS e o Hospital Estrela de Belém foi assinado nesta terça-feira (26), pelo diretor do Departamento de Assistência à Saúde (DAS) da Secretaria da Administração e da Previdência, Eduardo Mischiatti, e pela administradora do hospital, Isabel Pawlina. Pelo contrato, o Hospital Estrela de Belém fica responsável por prestar assistência médica a servidores estaduais de 26 municípios que formam a regional de Guarapuava. Outra obrigatoriedade – e esta é a que beneficia os servidores estaduais de Laranjeiras do Sul e municípios vizinhos – é a contratação, pelo Estrela de Belém, de um estabelecimento de saúde sediado em Laranjeiras do Sul. Com esse estabelecimento, cria-se uma subdivisão da regional de Guarapuava - ou, conforme a nomenclatura do SAS, uma mesorregião. Assim, beneficiários do SAS em Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Sul, Virmond e de própria Laranjeiras do Sul não precisarão mais se deslocar até Guarapuava para atendimento de serviços de saúde básicos. De acordo com Eduardo Mischiatti, o Hospital Estrela de Belém tem até o dia 15 de setembro para definir e divulgar endereços e telefones de atendimento aos beneficiários do SAS. “É importante destacar que, por enquanto, e durante todo o mês de setembro, os servidores continuam a ser atendidos, em Guarapuava, no Hospital Medipuava, atual prestador de serviço do SAS na região”, explica o diretor. SERVIÇO – O SAS dispõe de uma Central 0800 para tirar dúvidas, obter sugestões e receber reclamações dos servidores estaduais. O telefone é o 0800-41-37-38.