Servidores expõem experiências do PR em congresso nacional de gestão pública

Os trabalhos trazem diagnósticos, avaliações, propostas e iniciativas com o intuito de melhorar a prestação de serviços à população
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27/05/2008 - 16:50
Editoria
Três trabalhos de servidores públicos do Paraná foram apresentados nesta terça-feira (27) no I Congresso de Gestão Pública, do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que ocorre até esta quarta-feira (28) em Brasília. Os trabalhos – nas áreas de saúde, educação e capacitação do funcionalismo - trazem diagnósticos, avaliações, propostas e iniciativas com o intuito de melhorar a prestação de serviços à população. Iniciativas essas como as explanadas pelo farmacêutico bioquímico Leonardo Di Colli, chefe do Hemonúcleo de Apucarana. Ele e as colegas Claudete Ayame Omotto (enfermeira) e Liana Lopes Bassi (assistente social) são autores do trabalho “Avaliação do processo de trabalho a partir do olhar do doador de sangue no Hemonúcleo de Apucarana”, que fez parte do painel “Experiências inovadoras em gestão em saúde”, da programação do congresso do Consad. DECISÕES - A experiência, explicou Di Colli, foi construída a partir de pesquisa de opinião e satisfação realizada com os usuários do hemonúcleo apucaranense. Com base nos resultados – considerados bons, mas que apontavam para a necessidade de aperfeiçoamento -, o grupo estabeleceu a adoção de algumas iniciativas. Mudar procedimentos rotineiros (como no atendimento ao cidadão) e desenvolver trabalhos educativos com a equipe da unidade foram algumas das decisões tomadas. “O índice de classificação como ‘ótimo’ dos serviços prestados pelo hemonúcleo subiu de 65%, na pesquisa ‘pré-intervenções’, para 72% numa segunda pesquisa, ‘pós-intervenções’. As medidas adotadas, então, passaram a ser contínuas, ou seja, foram incorporadas ao cotidiano da unidade”, contou Di Colli que, como as companheiras de trabalho Claudete Omotto e Liana Bassi, é funcionário de carreira do Quadro Próprio do Poder Executivo do Estado do Paraná há quase 20 anos. EDUCAÇÃO - Outro painel da programação do congresso que contou com a explanação de trabalho de servidor do Paraná foi o intitulado “O papel da gestão na melhoria da educação”. Comparando formas modernas e eficientes, e possíveis, de administração de uma unidade escolar, a professora de Língua Portuguesa da rede de ensino paranaense, Rosemeire Aparecida Garcia Betiati, apresentou no Congresso do Consad seu trabalho de conclusão de curso da especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas, do Programa de Pós-Gratuita para Servidores, da Escola de Governo do Paraná (instituição da Secretaria da Administração) em conjunto com as universidades públicas. “O trabalho foi baseado numa publicação da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura], denominada ‘Gestão Escolar Autônoma’. Buscou apontar qual o papel do diretor de escola nessa ‘gestão autônoma’ de uma unidade de ensino e levar à reflexão sobre os modelos possíveis dessa gestão”, observou a professora Rosimeire, que há 15 anos está no Quadro do Magistério do Estado e há 22 anos no Quadro Próprio do Poder Executivo, na função de secretária escolar. RESULTADOS - O diagnóstico sobre o uso da educação à distância nos programas de capacitação do funcionalismo e o projeto implantado nessa área pela Escola de Governo do Paraná foram abordados pela assessora técnica da instituição, Cláudia Cristina Muller. Ela enumerou, em painel do Congresso do Consad no qual escolas de governo puderam expor como suas atuações contribuem para que haja inovações na gestão pública, os resultados da experiência da escola paranaense. O programa “Capacitando para a Educação à Distância”, voltado a instrutores e técnicos dos centros de formação de pessoal dos órgãos estaduais, está em atividade há menos de um ano, conforme informou Cláudia Muller. Nesse período, quase 800 servidores passaram por algum evento de capacitação – foram 15 cursos em 2007 e, até o final deste ano, serão outros dez. “Importante destacar que o conteúdo do programa e seus cursos, a metodologia, enfim, tudo é construída pela própria equipe da Escola de Governo”, assinalou.

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