Servidores estaduais fazem mestrado
gratuito em “Gestão da Informação”

Curso é promovido pela Escola de Governo, vinculada à Secretaria da Administração, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
25/09/2009 - 16:42
Uma palestra com o professor Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto, doutor em Ciência da Informação, realizada nesta sexta-feira (25) em Curitiba, marcou o início das aulas do Mestrado Profissional em Gestão da Informação, voltado a servidores públicos estaduais. Cerca de 50 pessoas – alunos e docentes do curso – acompanharam o evento. O curso integra os programas de capacitação profissional promovidos pela Escola de Governo do Paraná, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), e é oferecido em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A diretora geral da Seap, Regina Gubert, e o reitor da UEL, Wilson Marçal, participaram da solenidade de abertura, que antecedeu a palestra. Regina e Marçal destacaram as ações que o Governo do Paraná tem feito na capacitação de seus quadros. Essas iniciativas, destacaram, além de valorizar os servidores, significam investir na administração pública. “É um investimento na máquina pública: capacitar o servidor para que o Estado melhor atenda o cidadão”, frisou Marçal. MARCO - A diretora geral da Seap, em sua fala, observou que no próximo mês a Escola de Governo completa cinco anos de criação. O lançamento do mestrado profissional – que se soma a cursos de especialização, de nível superior, técnico e a treinamentos de curta duração – simboliza, assinalou Regina, um “marco” para a política de qualificação profissional do Governo do Estado. “Este momento, em que abrimos as aulas de mais um curso – o primeiro de mestrado – mostra o quanto, e quão importante, foi construído nestes cinco anos. E não só pelo grau de educação formal que a Escola de Governo e a UEL estão proporcionando, ou seja, um curso em nível de mestrado. Mas também pela temática – Gestão da Informação -, uma área imprescindível para a modernização da gestão pública”, declarou Regina Gubert. SOBRE A PALESTRA – Em sua palestra, o professor Rivadávia Neto procurou estimular os alunos e docentes do curso a refletir sobre conhecimentos relacionados à gestão da informação que vêm sendo disseminados. Na avaliação do professor, muitas vezes alguns termos são utilizados de forma inapropriada, o que tem banalizado as discussões em torno da área. Entre os termos “banalizados”, Rivadávia Neto citou expressões como “compartilhar conhecimento”, “trabalho em equipe” e “novas tecnologias”. “É para refletir: se conhecimento é poder, por que compartilhar?.” Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto é professor da Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais. Graduado em Administração, mestre e doutor em Ciência da Informação e pós-doutor pela Universidade de Toronto, do Canadá, Rivadávia Neto é referência nacional quando o assunto é gestão da informação. A aula inaugural do Mestrado Profissional em Gestão da Informação ocorreu no Arquivo Público do Paraná, também vinculado à Seap. As demais aulas – o curso segue até novembro de 2011 – serão realizadas na Gerência Executiva da Escola de Governo, no Santa Cândida, na capital. MAIS INFORMAÇÕES - Sobre os programas da Escola de Governo: www.escoladegoverno.pr.gov.br - Sobre a UEL: www.uel.br.