Servidores estaduais do interior terão 1,6 mil vagas em 53 cursos

Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC) é constituído de cursos de curta duração, nas áreas técnica, gerencial e comportamental
Publicação
25/05/2010 - 14:40
Editoria
Parcerias entre instituições do Governo do Paraná vão permitir que, até o fim do ano, pelo menos 53 cursos do Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), da Escola de Governo/Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), sejam aplicados a servidores estaduais no interior. Pelo menos 1,6 mil funcionários passarão por um desses treinamentos.
O PDC é constituído de cursos de curta duração, nas áreas técnica (orçamento, licitações e contratos), gerencial (gestão de projetos e liderança de equipes) e comportamental (atendimento ao público e combate ao estresse). Desenvolvimento de competências é um conceito da área de recursos humanos, que consiste em estimular nas pessoas suas habilidades e potencialidades, de modo que elas sejam bem utilizadas na sua vida profissional.
Por esse conceito, ganha o trabalhador – que se sente valorizado e motivado – e ganha a administração pública, uma vez que melhor aproveita as competências de seus quadros. O PDC existe desde que a Escola de Governo, que tem sua gerência executiva vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria, foi criada, em 2004.
“Inicialmente, os cursos eram realizados apenas em Curitiba, no Centro Administrativo Santa Cândida. Mas, gradativamente, naquilo que chamamos das nossas ‘PPPs’ (parcerias público-públicas), passamos a aplicar os cursos a servidores do interior, seja com a utilização das ferramentas do ensino à distância, seja na modalidade presencial”, explica a secretária da Administração, Maria Marta Lunardon.
INSTITUIÇÕES - As parcerias da Escola de Governo com outras instituições públicas que garantem a expansão do PDC neste ano para o interior foram firmadas com as universidades estaduais de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Londrina (UEL), do Oeste (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro); e ainda com as faculdades estaduais de Apucarana (Fecea) e Paranavaí (Fafipa), e com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Pela parceria, 30% das vagas em cada curso são reservados aos servidores da instituição parceira e os outros 70% aos funcionários dos demais órgãos estaduais da região. Confira, no arquivo anexado, a relação e o cronograma dos cursos por instituição/região.

MAIS INFORMAÇÕES
- Sobre o PDC e demais ações da Escola de Governo: www.escoladegoverno.pr.gov.br