Servidores dos núcleos da Educação são capacitados para novo sistema de gestão

Meta é operar uma das ferramentas do Sistema Integrado de Informática, que está sendo implantado pela Secretaria da Administração e pela Celepar na gestão de dados dos quadros do funcionalismo
29/08/2007 - 14:10
Técnicos da Secretaria da Administração e da Celepar aplicam nesta semana, em Curitiba, um treinamento para cerca de 100 servidores públicos da área de recursos humanos dos núcleos regionais da Secretaria da Educação. Os servidores estão fazendo testes com a operação da ferramenta Meta 4, que compõe o sistema de informática de gestão de dados do funcionalismo que gradativamente vem sendo implantado no Governo do Paraná. Atualmente, a migração de informações do sistema antigo para o novo vem sendo feita no Quadro Próprio do Magistério (QPM). No treinamento, os técnicos da área de recursos humanos fazem uma comparação com os dados obtidos a partir do modelo atual com os dados retirados do sistema que está sendo implantado. São analisados, um por um, quase 58 mil contracheques do Quadro do Magistério, que é o quadro que reúne os professores do ciclo básico da rede estadual de ensino. São confirmadas informações como nome completo, números de documentos, cargo, remuneração e benefícios, entre outros itens. As diferenças entre os dados de um modelo para o outro são anotadas e, depois, é verificada a origem da falha e como solucionar. Implantação em outubro - Este é o segundo treinamento com o mesmo grupo de técnicos – o primeiro foi realizado em julho. No final do mês que vem, ocorrerá a última fase da capacitação. O novo sistema de dados deverá começar a funcionar definitivamente no Quadro do Magistério a partir de outubro. Com a mudança, os professores que hoje recebem mais de um contracheque por terem mais de um “padrão” (cargas horárias distintas), ou que lecionam em colégios diferentes, por exemplo, passarão a ter toda a sua remuneração discriminada em apenas um holerite. A capacitação dos servidores de recursos humanos é organizada pela Divisão de Cadastros de Recursos Humanos (DCRH), da Secretaria da Administração, com o apoio da Celepar, da Escola de Governo e da Caixa Econômica Federal. O treinamento começou nesta terça-feira (28) e se encerra nesta quinta-feira (30), na sede da Gerência Executiva da Escola de Governo, no Centro Administrativo Santa Cândida, em Curitiba. BOX Sistema permite obter relatórios mais consistentes O Sistema Integrado de Informática que a Secretaria da Administração e a Celepar estão implantando, gradativamente, na gestão de dados do funcionalismo público estadual, permite a obtenção, de forma mais simples e ágil, de diferentes tipos de relatórios, com as mais variadas informações e estatísticas. Com um maior número de relatórios, e mais consistentes, o administrador público tem subsídios para adotar medidas que melhor se encaixem à realidade e às necessidades do serviço público. Entre as alterações do Sistema Integrado em implantação, está a utilização da ferramenta Meta 4, foco da capacitação que está sendo aplicada nesta semana. Desde 2003, já foram migrados para o novo sistema dados relativos a cerca de 53,2 mil servidores públicos da ativa, do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), das polícias Militar e Civil, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), dos quadros dos advogados e dos procuradores e dos contratos de regime especial (temporários e terceirizados). Em 2002, houve a mudança no Quadro dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (1,1 mil).