Servidores públicos estaduais das regiões de Guarapuava, Maringá e Ponta Grossa, contemplados pelo Programa de Pós-Graduação Gratuita, da Escola de Governo do Paraná, apresentam entre os próximos dias 10 e 18 seus trabalhos de conclusão de curso. São, ao todo, 43 trabalhos, de 52 funcionários dos mais variados órgãos, que estão se tornando especialistas em Formulação e Gestão de Políticas Públicas.
As bancas serão na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – dez trabalhos, nos dias 10 e 11; na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde são 20 trabalhos, nos dias 13 e 14; e na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, nos dias 17 e 18 (são 13 trabalhos).
Os estudos a serem apresentados trazem conteúdos – avaliações, identificação de problemas e desafios – a respeito das diversas áreas de atuação do Estado. Há, por exemplo, trabalhos que falam sobre administração de orçamento, o esporte na escola pública, políticas de saúde bucal preventiva, segurança pública, sistema penitenciário, ensino superior, entre outros temas.
DIVULGAÇÃO E APROVEITAMENTO - O intuito é que os dados, informações e proposições contidas nesses trabalhos sejam amplamente divulgados e aproveitados para – como o próprio nome do curso da pós-graduação diz – a formulação e gestão das políticas públicas do Estado do Paraná. Tanto que as bancas são abertas a todos os funcionários públicos, de todos os órgãos, funções e cargos, e os resumos desses trabalhos ficarão à disposição no portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br).
É o que ocorreu com o resumo de 91 trabalhos de 220 funcionários públicos que já terminaram e obtiveram a titulação de especialista nos dois cursos do Programa de Pós-Graduação Gratuita já oferecidos – além do de Formulação e Gestão de Políticas Públicas, houve a formatura de uma turma num curso de Gestão de Pessoas. Cópias desses trabalhos também foram entregues ao governador Roberto Requião, na reunião semanal da equipe de governo do dia 30 de outubro deste ano.
SOBRE O PROGRAMA - O Programa de Pós-Graduação Gratuita foi lançado em 2005, com início das aulas em 2006. É resultado de uma parceria entre a Escola de Governo – instituição vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência, e responsável por programas de capacitação profissional do funcionalismo – e as universidades estaduais e a Universidade Federal do Paraná (UFPR)
No primeiro ano, foram oferecidos os cursos de especialização em Gestão de Pessoas (UFPR) e em Formulação e Gestão de Políticas Públicas (na UFPR, UEL, UEM, UEPG e Unioeste). Neste ano, foi aberta mais um turma de Gestão de Políticas Públicas em cada uma das cinco universidades anteriores e mais na Unicentro, que passou a integrar o programa.
CONTEMPLADOS - Já concluíram a especialização 220 funcionários públicos, dos mais diversos órgãos. Desses, 56 fizeram a especialização em Gestão de Pessoas e outros 164 a de Formulação e Gestão de Políticas Públicas. Atualmente, outros 124 servidores estão concluindo a pós. Desde a criação do programa, portanto, 344 foram ou estão sendo contemplados.
Os trabalhos a serem apresentados neste mês são de funcionários públicos que estão terminando a pós na UEPG, UEM e Unicentro. Os da Unioeste e UEL terão apresentação em março de 2008. No arquivo anexado, você confere tabela com os títulos dos trabalhos, autores e órgãos públicos nos quais os servidores trabalham, professor orientador e datas e horários das apresentações.
Servidores do interior que concluíram pós-graduação apresentam trabalhos
São 43 trabalhos de 52 funcionários dos mais variados órgãos e que estão se tornando especialistas em Formulação e Gestão de Políticas Públicas
Publicação
07/12/2007 - 15:16
07/12/2007 - 15:16
Editoria