Servidores do Detran conhecem trabalhos da Ouvidoria Geral do Estado

Atividades da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral e software livre utilizado no encaminhamento dos pedidos da população foram explicados
Publicação
21/11/2007 - 15:56
Editoria
Conhecer a estrutura e os trabalhos da Ouvidoria Geral do Estado e buscar novas experiências para aprimorar os serviços prestados aos cidadãos. Com este objetivo, servidores da Ouvidoria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) visitaram, nesta quarta-feira (21), a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge). “Queríamos saber mais sobre a estrutura da Secretaria e buscar idéias para melhorarmos as nossas atividades”, afirmou o ouvidor Samuel Torquato, que estava acompanhado da servidora Regina da Silva Castro. Eles contaram que atualmente o setor do Detran tem três funcionários e uma estagiária que trabalham com a demanda relatada por cidadãos de todo o Estado. O coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares, que recepcionou os visitantes, destacou a importância da troca de experiências. “A Ouvidoria Geral atua em parceria com os chamados Ouvidores da Casa, que estão lotados em outros órgãos estaduais. Por isso, uma visita como essa é muito importante, para estreitarmos o relacionamento com os servidores que trabalham conosco”, afirmou. Durante a visita, a gerente de Atendimento, Fabiane Mazur Bizi Barbalho, e o responsável pelo setor de Informática, José Roberto de Brito, fizeram uma explanação sobre o software livre que é utilizado nas atividades da instituição, o Sistema OUV. “É com ele que fazemos o encaminhamento das solicitações, reclamações e sugestões da população. Também é possível usá-lo para gerar relatórios estatísticos de atendimentos”, explicou Fabiane. “O OUV foi criado por nossa equipe junto com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), baseado na prática e nas necessidades do dia-a-dia. Nos últimos seis meses, ele tem passado por adaptações, que têm proporcionado mais agilidade no atendimento e envio de respostas aos cidadãos”, explicou Soares. “Ele está pronto e já é utilizado em outras cidades e em outros Estados, como Santa Catarina”, disse. Ao final da visita, o coordenador garantiu que o sistema pode ser cedido ao Detran, assim como a outras ouvidorias de secretarias, autarquias, universidades e estatais estaduais, se esses assim desejarem. “Quanto mais instituições utilizarem o OUV, mais o sistema se fortalecerá”, concluiu.