Servidores do Curso de Tecnologia em Gestão Pública voltam às aulas

A aula foi transmitida do estúdio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) às 200 telessalas instaladas no Estado
Publicação
19/08/2010 - 17:30
Os 12.900 servidores municipais, estaduais e federais da primeira e segunda turmas do Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública voltaram às aulas. Os secretários do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, e da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon, fizeram a abertura dos trabalhos relativos ao segundo semestre de 2010. A aula foi transmitida do estúdio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) às 200 telessalas instaladas no Estado.
Lispki lembrou que do total de alunos, aproximadamente nove mil são servidores municipais, e disse que, até 2020, a previsão é que 50 mil funcionários públicos obtenham a graduação no ensino superior. “Celebramos aqui uma parceria público-público, em que o Estado se alia ao governo federal e aos municípios para prestar à população um serviço público com maior eficiência e eficácia”, disse.
O secretário informou que, em 2003, dos 225 mil servidores municipais, apenas 50 mil tinham ensino superior e que, destes, 60% se encontravam nas dez maiores cidades do Estado. “O Paraná hoje é um Estado diferente, com o melhor índice do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e crescimento do IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]”, destacou Lipski.
A secretária da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon, ressaltou que o curso superior já é referência para outros Estados do país. “Estivemos com o Ministério do Planejamento e com a Escola Nacional de Administração Pública que vieram a Curitiba para conhecer o que o Paraná está fazendo em prol da qualificação de seus servidores públicos”, contou.
A formatura da primeira turma do Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública, cujas aulas se iniciaram em dezembro de 2008, está prevista para o fim deste ano e a da segunda, que teve o ano letivo iniciado em abril de 2010, deve acontecer em 2011.
PROGRAMAÇÃO - O curso superior Tecnologia em Gestão Pública tem carga horária de 1.740 horas/aula e duração de 27 meses, e é realizado na modalidade de ensino a distância (EAD). As aulas são transmitidas ao vivo para as telessalas instaladas pelas prefeituras nos seus respectivos municípios, uma vez por semana. O programa de aprendizagem compreende 21 disciplinas relacionadas à área de gestão, contabilidade, comunicação e marketing, direito, planejamento urbano e relações institucionais.
Além disso, são promovidas atividades extracurriculares que compreendem revisões para fixação do conteúdo proposto no livro didático, exercícios supervisionados e um trabalho de conclusão de curso. Também é disponibilizada uma equipe de suporte técnico que atende os alunos via e-mail e 0800. Ao fim do curso, os alunos recebem diploma de graduação emitido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).