Servidores da Secretaria de Obras são selecionados para visita técnica à Alemanha

A visita faz parte das atividades de conclusão do Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial
Publicação
02/09/2010 - 18:20
Editoria
Três servidores da Secretaria de Obras Públicas - Cornelius Unruh, superintendente técnico; Gisele Chevalier, coordenadora administrativo-financeira; e Maria Helena Abdanur Mendes dos Santos, assessora jurídica - foram selecionados para participar, em outubro deste ano, de uma visita técnica à Alemanha, como parte das atividades de conclusão do Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial.
O mestrado é oferecido pelo Senai em parceria com a UFPR e Universidade de Stuttgart e tem duração de dois anos. A viagem à Alemanha faz parte da conclusão dos trabalhos para de que os alunos conheçam as tecnologias utilizadas naquele país na gestão e reaproveitamento de resíduos. Os três servidores já concluíram as matérias obrigatórias e estão escrevendo suas dissertações de mestrado.
A característica principal do mestrado profissional é que os participantes devem estar ligados a uma determinada empresa e a dissertação deve ser baseada em sua aplicação prática nessa empresa. As dissertações dos três servidores estão ligadas ao trabalho desenvolvido na Secretaria de Obras Públicas
“A oportunidade é essencial para conhecer as novas tecnologias disponíveis para gestão e reciclagem de resíduos, já que a Alemanha é um dos países mais avançados em equipamentos para gestão ambiental”, diz Cornélius Unruh.
Maria Helena Abdanur Mendes dos Santos diz que “a visita à Alemanha será uma forma eficiente de conhecer as novas tecnologias disponíveis e a experiência alemã que estuda e adota um modelo inovador de gestão ambiental a fim de promover o crescimento sustentável e reduzir os danos ambientais”, explica a advogada, que desenvolve o tema de sua dissertação ligada à proposta de implantar inovações na área de sustentabilidade nas licitações de obras públicas, para promover um novo modelo construtivo que diminua o impacto no meio ambiente.
A gestão de resíduos da construção civil também é o tema da administradora Gisele Chevalier, que tem sido uma das maiores incentivadoras da capacitação dos profissionais da Secretaria de Obras na área. “O curso na Alemanha irá contribuir para a conclusão de minha dissertação de mestrado e, além disso, pretendo estudar a possibilidade de importação de equipamentos de gestão e reciclagem de resíduos da construção civil”, diz Gisele.
Para o secretário de Obras Públicas, Julio Araújo Filho, a inclusão dos três servidores no mestrado da Universidade de Stuttgart “é uma grata satisfação, pois o trabalho que estão desenvolvendo no ambiente de nossa secretaria é essencial”, completando que “precisamos que cada vez mais pessoas estudem alternativas de redução do impacto ambiental de nossas atividades profissionais, e é isso que nossos companheiros de trabalho estão fazendo”, destacou.
Durante as duas semanas de atividade na Alemanha, os mestrandos deverão ter aulas sobre Resíduos, Água, Efluentes e Química Ambiental; curso na área de Resíduos Sólidos e da Atmosfera; área de Água e Efluentes; Química e Biologia Ambiental; todos aliados a experiências em laboratórios e visitas técnicas a empresas e estações de tratamento.

GALERIA DE IMAGENS