Servidores da Secretaria de Obras Públicas fazem curso de gestão de documentos

O treinamento é ministrado pelo Departamento Estadual de Arquivo Público e faz parte do Programa Gestão de Documentos
Publicação
12/06/2008 - 11:40
Editoria
Funcionários da Secretaria de Obras Públicas estão sendo treinados para gerenciar documentos oficiais de acordo com o Manual de Gestão de Documentos do Estado do Paraná. O curso, realizado em duas etapas, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), é promovido em parceria com o Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP). Ministrado por Márcia Doré, arquivista do DEAP, o treinamento faz parte do Programa de Gestão de Documentos, instituído pela resolução 3107/95, que o Departamento administra em todo Poder Executivo Estadual. A Secretaria de Obras Públicas é a primeira a reunir seus funcionários em um mesmo local para receber as orientações do DEAP. Além do treinamento, já foi criada na Secretaria a Comissão Setorial de Avaliação de Documentos (CSA), responsável pela implantação do sistema e pelo cronograma da gestão, que abrangerá todas as regionais. O presidente da comissão é Rori Mendes Correa, do Grupo Administrativo Setorial. Uma das funções da CSA será desenvolver, juntamente com o DEAP, a tabela de temporalidade de documentos da atividade fim da Secretaria. Este instrumento de gestão irá possibilitar a preservação de conjuntos documentais de valor histórico e de pesquisa. A reação geral dos participantes do primeiro dia de curso foi de aprovação. A servidora Marlene Milani, da regional de Umuarama, ressaltou a importância do curso: "Não dá para arquivar tudo. Chega um momento em que temos de decidir o que descartar e não tínhamos parâmetros legais para isso. Com essa orientação, vamos gerenciar nossos documentos de forma legal, sem medo de jogar fora algo importante e também deixando de guardar papéis desnecessários, que só ocupam espaço”, diz. Sônia Maria Stábile Barreiros, da regional de Apucarana, ressaltou que "essa metodologia é essencial porque há muitos documentos na regional que eu conheço e sei acessar porque trabalho há muito tempo aqui, mas uma pessoa nova na Secretaria vai ter dificuldade. Com esse sistema instituído, fica muito mais fácil", completou. Em Maringá, Lúcia Aparecida Maiante Pinto está começando a trabalhar com o arquivo geral da regional e diz que "sentia necessidade de uma orientação sobre como mexer em materiais antigos, porque há coisas guardadas que nem sabemos o que é exatamente. Agora vamos aplicar a metodologia da Gestão de Documentos para facilitar a destinação desse material todo". A implantação do programa visa, além do gerenciamento dos documentos produzidos na Secretaria, o recolhimento dos acervos históricos ao DEAP, que, após tratamento adequado, estarão disponíveis à pesquisa pública.