Servidores da Educação são treinados para operar um novo sistema de dados

Sistema Integrado de Informática, com sua ferramenta Meta 4, torna mais moderna a gestão do funcionalismo público estadual. O treinamento que está sendo realizado até quinta-feira (31) reúne 64 funcionários de todas as regiões do Paraná
29/08/2006 - 16:45
Sessenta e quatro servidores públicos dos 32 núcleos regionais da educação, de todo o Paraná, passam nesta semana por um treinamento para operar o Sistema Integrado de Informática que vem sendo implantado pelo governo do Estado na gestão do funcionalismo. O curso começou nesta terça-feira (29) e termina na próxima quinta-feira (dia 31), e é realizado pelas Secretarias da Administração e da Educação e pela Celepar, no Centro Administrativo Santa Cândida, em Curitiba. Os 64 servidores estão em treinamento para dominar os conceitos, as formas de operação e as facilidades oferecidas pelo Meta 4, uma ferramenta do novo sistema. Os funcionários foram divididos em turmas de 20 a 22 pessoas cada uma, que fazem o curso durante um dia, das 8h30 às 17h30. O treinamento já foi aplicado a técnicos das unidades de recursos humanos de secretarias e outros órgãos do Poder Executivo e está sendo intensificado nos últimos meses porque, em julho, a Secretaria da Administração e a Celepar concluíram a migração dos dados, do sistema antigo para o novo, dos servidores que formam o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), o segundo maior do funcionalismo (é menor apenas que o Quadro do Magistério). Gestão mais moderna - De acordo com os técnicos da Divisão de Cadastro de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, o novo sistema e sua ferramenta Meta 4 modernizam a gestão do funcionalismo. As vantagens vão desde a maior agilidade no processamento da folha até o gerenciamento de bancos de dados, mais amplos, que facilitam o acompanhamento das informações do funcionalismo (número de integrantes, remunerações total e média, benefícios, vantagens, perfil dos servidores), quadro por quadro. Do início de 2003 até o momento já foram migrados para o novo sistema de dados, além do Quadro Próprio, os quadros das polícias Civil e Militar (em torno de 21,1mil policias da ativa), do Iapar (800), dos advogados (157), procuradores (156) e dos regimes especiais (celetistas, terceirizados e temporários, 15 mil). O Quadro dos Auditores Fiscais da Federal (1,1 mil) teve a mudança para o novo sistema feita em outubro de 2002.