Servidores da Educação recebem certificado de curso de capacitação de sistema de gestão

Funcionários públicos dos núcleos regionais da Educação concluíram curso de capacitação para operar novo sistema de gestão de dados
26/09/2007 - 17:10
Servidores públicos dos núcleos regionais da Educação que atuam na área de recursos humanos receberam, nesta quarta-feira (26), os certificados de conclusão do curso de capacitação promovido pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e pela Celepar. O curso preparou 96 servidores para operar a ferramenta de informática (denominada Meta 4) do novo sistema de gestão de dados do funcionalismo que está sendo implantado, atualmente, no Quadro Próprio do Magistério. O treinamento foi realizado em três etapas – três dias na última semana de julho, em outros dois dias na última semana de agosto e, em setembro, na terça-feira (25). Todos os dados funcionais dos professores que compõem o Quadro Próprio do Magistério (reúne professores dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual) foram migrados da ferramenta antiga para a que está sendo implantada. O curso consistiu em fazer uma espécie de “paralelo” entre o sistema antigo e o novo: as informações de um e outro foram comparadas, bem como a forma de operar a nova ferramenta a partir da maneira como se utilizava a anterior. VERIFICAÇÃO - Como exemplo, basta citar que nos dias de treinamento os servidores verificavam um por um por os quase 58 mil contracheques do Quadro do Magistério, conferindo se, para a ferramenta nova, os dados foram migrados corretamente – foram confirmadas informações como nome completo, números de documentos, cargo, remuneração e benefícios, entre outros itens. “Dos 58 mil contracheques, só 28 apresentaram erros, já identificados e que serão corrigidos. Enfim, o trabalho todo foi um sucesso”, ressaltou a gerente da Divisão de Cadastro de Recursos Humanos (DCRH), Lúcia Mara Ijaille – o DCRH faz parte do Departamento de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração -, aos participantes do curso, cuja solenidade de encerramento ocorreu na sede da Escola de Governo, em Curitiba. Concluída a capacitação, a migração deixará de ser experimental e passará a ser definitiva, a partir do mês que vem. Entre as alterações mais evidentes está a unificação de contracheques de um mesmo professor - recebem mais de um documento aqueles que têm mais de um “padrão” (cargas horárias distintas), ou que lecionam em colégios diferentes. Agora, os docentes que estão nesse grupo terão seus dados consolidados num único documento. INOVAÇÕES - Mas as vantagens do novo sistema – denominado Sistema Integrado de Informática – não se restringem à unificação dos holerites. O sistema, que a Secretaria da Administração e a Celepar estão implantando gradativamente na gestão de dados do funcionalismo público estadual, permite a obtenção, de forma mais simples e ágil, de diferentes tipos de relatórios, com as mais variadas informações e estatísticas. Com um maior número desses relatórios “gerenciais”, e mais consistentes, o administrador público tem subsídios para adotar medidas que melhor se encaixem à realidade e às necessidades do serviço público. Entre as alterações do Sistema Integrado em implantação, está a utilização da ferramenta Meta 4, foco da capacitação que foi aplicada aos servidores da Educação nos últimos três meses. Desde 2003, já foram migrados para o novo sistema dados relativos a cerca de 53,2 mil servidores públicos da ativa, do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), das polícias Militar e Civil, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), dos quadros dos advogados e dos procuradores e dos contratos de regime especial (temporários e terceirizados). Em 2002, houve a mudança no Quadro dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (1,1 mil).