Os principais serviços via internet do governo do Paraná foram restabelecidos e já podem ser acessados pelos cidadãos. A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) teve que retirar do ar o portal de serviços do governo (www.pr.gov.br) por determinação da Justiça Eleitoral. O portal, que tinha cerca de 200 milhões de acesso por mês, está sendo reestruturado e voltará ao ar na semana que vem. Até lá, pode-se acessar os serviços diretamente pelos sites, como o do Detran (www.detran.pr.gov.br) e da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br).
“Mais de 90% dos serviços, os mais acessados, já estão disponíveis”, afirma Marcos Manzoni, presidente da Celepar. “O que aconteceu foi uma readequação de urgência, para cumprir uma determinação da Justiça Eleitoral”, explica Manzoni. Segundo ele, a nova estrutura será mantida até o desfecho do processo eleitoral no Paraná. “A Celepar trabalhou muito rapidamente nessa solução, pois são mais de mil serviços no portal de governo mais poderoso do País”, afirma o presidente da Celepar.
Manzoni avalia que o acesso diretamente pelos sites não vai trazer problemas para os usuários dos serviços eletrônicos do governo, pois a maioria dos acessos já era feita dessa forma. “Contadores, por exemplo, já tinham o hábito de acessar diretamente o site da Fazenda”, exemplifica.
Dos três sites mais acessados, dois já foram restabelecidos. Detran e Fazenda estão de volta. O mais acessado, a Agência Estadual de Notícias, continuará fora do ar para atender à Justiça Eleitoral. No site do Detran o cidadão pode obter guias de pagamento do IPVA e saber o número de pontos na carteira de motorista, por exemplo. No site da Fazenda é possível obter certidões negativas de débitos e imprimir guias de pagamento, entre outros serviços.
Já estão no ar também os sites dos portos do Paraná, que possibilita o controle do atracamento de navios e da descarga de caminhões; o da Saúde, onde é feita a marcação de leitos de UTI; e da Segurança, que registra os boletins de ocorrências policiais. Já está disponível também o site da Agência do Trabalhador, que centraliza os pedidos e a disponibilidade de vagas de empregos. Serviços internos do governo, como o controle de animais, já foram retomados no site da Secretaria da Agricultura. “Estão faltando apenas alguns serviços internos”, informa Manzoni.