Serviço público requer qualificação e compreensão do mundo, diz secretária

28/10/2009 - 18:30
Os programas de capacitação do funcionalismo devem ter dois focos: a qualificação técnica dos quadros e, tão importante quanto isso, o desenvolvimento pessoal daquele que exerce uma função pública. Foi com esse objetivo que o Governo do Paraná promoveu nos dois últimos meses 20 etapas regionais do I Encontro Paranaense de Servidores Públicos, que teve seu encerramento nesta quarta-feira (28), Dia do Funcionário Público, com a edição de Curitiba, realizada no Canal da Música. “Fizemos uma verdadeira 'caravana' da integração, com a proposta, como diz o próprio nome do evento, de a gente 'se encontrar', para conversar, refletir sobre o nosso [do servidor público] papel”, declarou, na solenidade de abertura, a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. “Precisamos da qualificação técnica, mas além do conhecimento do 'quadrado' onde atuamos, da faceta com que lidamos, temos que ter a visão do conjunto, uma visão multidisciplinar.” MUDANÇAS - Ainda na fala de abertura, a secretária salientou aos participantes – cerca de 600 servidores dos mais diversos quadros, cargos e funções – que atual conjuntura de crise global modifica a forma de o Estado (poder público) atuar, se posicionar como mediador entre as diferenças sociais e os interesses públicos e privados. “Passamos do Estado de bem-estar social do pós-guerra para o Estado neoliberal, o Estado-mínimo dos anos 90. A crise que eclodiu no ano passado muda a concepção do Estado, seu papel, e sobre isso precisamos refletir.” Também se referindo à atuação do Estado – e, por tabela, do servidor, agente público que faz a máquina estatal funcionar – é que o titular da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Alcidino Bittencourt Pereira, destacou que o funcionário público, de todas as esferas, teve papel fundamental para que o país escapasse dos efeitos mais graves da crise financeira global. A Comec promoveu a participação, no Encontro, de funcionários que trabalham em órgãos estaduais de municípios vizinhos à capital. “As políticas públicas sociais dos governos do Paraná e do Brasil foram fundamentais para sairmos da crise sem maiores traumas. Assim, devemos [servidores públicos] buscar eficácia e eficiência”, assinalou Alcidino Bittencourt. Estiveram na abertura do evento também os secretários da Saúde, Gilberto Martin, e da Educação, Yvelise Arco-Verde. PALESTRA – O Encontro de Servidores em Curitiba contou ainda com uma palestra do consultor em Comunicação Organizacional Artur Roberto Roman. Doutor em Comunicação e mestre em Linguística, Roman debateu com os participantes mudanças de comportamento, de valores e outros aspectos da sociedade, e como esta transformação cultural cada vez mais está relacionada diretamente à função do servidor, que é a de ser o elo entre o Estado e o cidadão. Outra explanação no evento, sobre a área de gestão de pessoas, foi feita pela diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração e da Previdência, Sônia Schober. E ainda sobre a inserção do funcionário na atribuição que o poder público tem de melhorar a vida das pessoas falou o diretor de Relações com Investidores da Sanepar, Padre Valter Pegorer. Na chegada ao evento, os servidores foram recepcionados com uma apresentação musical do trio “Fábio, Rangel e Arnaldo”, agentes penitenciários de Cascavel. O I Encontro Paranaense de Servidores Estaduais foi promovido pela Escola de Governo, que tem a Gerência Executiva vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência, com o apoio logístico da Sanepar e da Copel. A etapa de Curitiba teve o apoio especial da Paraná Educativa. Os demais órgãos da administração direta, autárquica e indireta do Poder Executivo também colaboraram com o evento.