Separação e reciclagem de lixo é tema de palestra na Secretaria de Obras Públicas

Integrante do Instituto Lixo e Cidadania orientou os servidores sobre a redução e reciclagem dos resíduos
Publicação
22/09/2010 - 13:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Obras Públicas reuniu seus servidores na manhã desta quarta-feira (22) para uma palestra com orientações sobre a correta separação e destinação do lixo produzido no ambiente de trabalho. A palestrante convidada foi Marilza Aparecida de Lima, vice-presidente do Instituto Lixo e Cidadania, cooperada da Catamares, cooperativa de catadores de Curitiba, e representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis no Paraná.
A iniciativa partiu da comissão de sustentabilidade que, desde 2009, vem atuando para separar e destinar corretamente todos os resíduos gerados na secretaria. O encontro serviu também para que a comissão repassasse orientações sobre a separação do papel impresso e dos outros materiais recicláveis.
Foi recomendada a utilização de canecas em substituição aos copos plásticos, a separação do lixo orgânico e dos materiais perigosos, como pilhas, baterias e lâmpadas, e dadas orientações sobre como diminuir a poluição e geração de resíduos.
A palestrante falou sobre o trabalho desenvolvido pelos catadores e apresentou as associações a que pertence, orientando sobre o peso da participação de cada cidadão na separação de seu lixo. “Quando a gente começa a separar o nosso lixo, a gente percebe que pouca coisa é lixo mesmo. Tudo é reciclável, até os restos de comida, que viram adubo”, disse Marilza.
Mostrando fotos de lixões e aterros, como o da Caximba, e de pessoas que vivem do trabalho nesses locais, Marilza fez questão de reforçar: “A separação é uma ferramenta para melhorarmos o lugar onde a gente vive. Porque não tem como construir outro, cada um tem que fazer sua parte” disse.
Segundo ela, o incentivo à redução dos resíduos recicláveis não vai acabar com o trabalho do catador, porque sempre haverá material que pode ser reutilizado.
Ao terminar sua palestra Marilza respondeu a perguntas dos servidores e se colocou à disposição para recolhimento do material gerado nas secretarias.
O diretor geral, Mário Guimarães Filho, participou da palestra e garantiu que o gabinete da SEOP irá implementar mais ações para reduzir ainda mais a geração de resíduos.

GALERIA DE IMAGENS