Começa na segunda-feira (8) o I Seminário Estadual de Gestão do Trabalho no Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro é organizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, em parceria com o Conselho Regional do Serviço Social (Cress), Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR).
Cerca de 600 trabalhadores, entre assistentes sociais, psicólogos e pedagogos de todas as regiões do Estado devem participar do evento. O objetivo é promover a capacitação e atualização permanente dos trabalhadores, além de debater e avaliar a implementação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NO/RH/Suas), o Plano Estadual de Capacitação, condições de trabalho e questões técnicas e éticas relativas à atuação profissional na prestação dos serviços. Durante os dois dias do encontro, serão realizadas palestras, debates e oficinas.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, a preocupação com a capacitação profissional dos funcionários deve ser prioridade do governo estadual. “São os profissionais de assistência social que garantem atendimento de qualidade à camada da população mais pobre. Condições de trabalho dignas e um programa responsável de qualificação profissional são requisitos fundamentais para a garantia de um trabalho bem feito”.
ABERTURA – A cerimônia de abertura do Seminário será às 8h30, no restaurante Madalaloso, e contará com a presença de representantes da SETP, Central Única dos Trabalhadores, Fórum Regional de Assistência Social, Colegiado de Gestores de Assistência Social, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Criança e Juventude, Casa Civil e Universidades.
Durante o evento devem ser apresentados também os resultados da pesquisa realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) com mais de 19 mil trabalhadores de prefeituras e entidades, que responderam ao formulário on line de mapeamento do perfil e inserção na assistência social.
SUAS – O Sistema Único de Assistência Social é fruto da Constituição Federal de 1988, integrando a Assistência Social à Seguridade Social, juntamente com Saúde e Previdência Social. Baseado no pacto federativo, o novo sistema promove a descentralização na gestão, no monitoramento e no financiamento dos serviços. Ele ainda dá mais autonomia aos municípios na aplicação dos recursos federais, organizando-os em três níveis de gestão (Inicial, Básica e Plena), de acordo com a capacidade da prefeitura em executar os programas.