Seminário gratuito sobre a psiquiatria de Nise da Silveira

21/05/2009 - 11:00
A Coordenação de Ação Educativa do Museu Oscar Niemeyer promove nesta sexta (22), às 18h, e sábado (23), às 10h, o seminário Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde na contemporaneidade. O curso é gratuito e está relacionado à mostra em cartaz Nise da Silveira caminho de uma psiquiatra rebelde. A atividade pretende fazer uma reflexão sobre a atualidade do pensamento e do trabalho da médica psiquiatra Nise da Silveira. O evento contará com a participação de profissionais da área da saúde do Paraná e do museu carioca, que leva o nome da artista. Entre eles estarão o atual diretor do Instituto Municipal Nise da Silveira, Edmar Oliveira, médico pós-graduado em psiquiatria e gestão pública; a psicólogo e coordenadora de projetos do Museu de Imagens do Inconsciente, Gladys Schincariol; o curador e diretor do museu carioca, Luiz Carlos Mello; e o músico e mestre em Museologia e Patrimônio daquele museu, Eurípedes da Cruz Júnior. O trabalho contará também com a participação da doutora em Sociologia da Cultura pela Universidade de Quebec (Canadá), Heloisa Helena Costa, e do sociólogo e autor da Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira, Paulo Gabriel Godinho Delgado, que foi deputado federal por vinte anos, entre 1986 e 2006. Durante o encontro será discutida a cultura e a arte como forma de intervenção, na área da saúde mental, as possibilidades e as potencialidades do Museu de Imagens do Inconsciente no cenário da reforma psiquiátrica e sua ação cultural na sociedade como um todo. O Museu de Imagens do Inconsciente guarda o acervo de artes visuais produzido por pacientes que tiveram seus trabalhos reconhecidos como obras de arte e de outros autores como fonte de estudo científico da psique. PROGRAMA SEMINÁRIO SEXTA (22) 18h – Abertura 18h30 – Nise, arqueóloga da psique, com apresentação de Luiz Carlos Mello, diretor do Museu de Imagens do Inconsciente 19h - Exibição Documentário: Arqueologia da Psique (75’), estudo comparativo entre imagens espontâneas e atuais produzidas por internos e apresentação de textos de Freud e Jung 19h30 e 20h30 – Debate, com mediação de Gladys Schincariol e Eurípedes Cruz Júnior SÁBADO (23) 10h – Visita Guiada pela exposição de Nise da Silveira, com acompanhamento da psicóloga Gladys Schincariol. *Os participantes do seminário terão entrada gratuita no Museu, entre 10h e 11h 14h – Mesa Redonda: Os desafios para o Museu de Imagens do Inconsciente no mundo contemporâneo 1ª. Parte: O trabalho do Instituto Municipal Nise da Silveira, com a participação do médico Edmar de Souza Oliveira; e Políticas Públicas na preservação do patrimônio cultural da saúde, com Márcia Rollemberg, coordenadora de Documentação e Informação do Ministério da Saúde; Experiências com arte e terapia, com a participação de Gleusa Salomon, Luci Victorino, Márcia Zséliga e Odília Vallim; sob a mediação de Gladys Schincariol 15h40- Intervalo 16h – 2ª. Parte – Museu faz bem à saúde, com a doutora em Sociologia da Cultura pela Universidade de Quebec (Canadá), Heloisa Helena Costa; e Nise da Silveira e a Reforma Psiquiátrica, com o autor da Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil, Paulo Delgado; 18h - Encerramento Serviço: Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e para o público em geral no primeiro domingo de cada mês.