Seminário em debate universalização dos serviços de saneamento

Poderes municipal, estadual e federal se reúnem para pensar ações
Publicação
02/03/2010 - 15:30
Editoria
Curitiba será sede, nesta quarta-feira (3), do seminário Saneamento: o desafio de nossos tempos, no auditório Caio Amaral Gruber, na sede da Fiep. O evento, que tem o patrocínio da Sanepar, começa às 8h e vai contar com a participação de técnicos de prefeituras, de empresas privadas responsáveis pelo saneamento de municípios, profissionais e estudantes. Serão discutidos aspectos técnicos, sociais, econômicos e políticos relativos ao setor a fim de formalizar ações eficazes para melhorar as condições de saneamento nas cidades.
A lei 11.445/07 determina que todas as cidades brasileiras elabores, até dezembro, seus planos municipais de saneamento. No seminário, será apresentado o kit do “Plano de Saneamento Básico”, desenvolvido pelo Ministério das Cidades para capacitar os municípios a desenvolverem seus planos, com vistas a alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico.
Na esfera federal, o governo afirma que dispõe de recursos federais para aplicar em obras de saneamento nos municípios, porém faltam bons projetos que viabilizem os empreendimentos. O saneamento básico engloba a distribuição de água tratada, a coleta e o tratamento do esgoto, a drenagem urbana das águas pluviais e a coleta do lixo, e essas áreas podem ser planejadas adequadamente para aproveitar as fontes de recursos e, assim, promover qualidade de vida e saúde à população.
Embora o Paraná seja referência nacional em saneamento básico - 100% de água tratada e 60% do esgoto coletado e tratado, em média - boa parte das cidades paranaenses ainda apresenta problemas nas questões do lixo e drenagem urbana. O seminário vai servir para a criação de soluções para as deficiências apresentadas.
O evento está sendo organizado pela seção Paraná da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-PR), que é uma organização sem fins lucrativos que defende a universalização do acesso ao saneamento. Após o debate com as autoridades, a Abes-PR vai apresentar o programa desenvolvido para qualificação dos agentes públicos e profissionais envolvidos na elaboração dos planos municipais de saneamento.
“De acordo com o que for debatido no seminário, vamos definir as diretrizes dos cursos que serão oferecidos no decorrer do ano, para capacitar os envolvidos nos processos de criação dos planos municipais”, diz o presidente da Abes-PR, Edgard Faust Filho.
Durante o evento a Abes-PR também vai apresentar o seu novo portal digital na Internet, que contará com uma série de ferramentas de conteúdo visando ampliar a atuação e o relacionamento da entidade junto a diferentes setores da sociedade. “A Abes é muito conhecida pelos profissionais do setor, mas saneamento é uma questão relevante para todos. Com o portal na Internet, queremos levar a Abes para além dos seus muros, criando maior interação com a população”, explica Antônio Carlos Nery, diretor da entidade.
Serviço:
Seminário: “Saneamento, o Desafio de Nossos Tempos”.
Data: quarta-feira, 3 de março, 8h.
Local: Cietep – Fiep (auditório Caio Amaral Gruber). Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico.
Inscrições: 3229-1535, abes-pr@abes-dn.org.br