A Paraná Esporte promove nesta quinta (8) e sexta-feira (9) o I Seminário Estadual de Esporte de 2007, para avaliação e discussão dos Jogos da Juventude e dos Jogos Abertos do Paraná. O encontro, com representantes de quase 200 municípios paranaenses, será no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu, a partir das 9 horas nos dois dias. “Estamos reunindo a comunidade esportiva para tornar os jogos oficiais do Estado cada vez mais fortes”, afirma o presidente da autarquia, Ricardo Gomyde.
Segundo Gomyde, o seminário é uma seqüência do Encontro Estadual de Políticas Públicas para o Esporte e Lazer, realizado em dezembro do ano passado com o objetivo de abrir a discussão aos meios esportivos. “Queremos também ouvir as sugestões dos dirigentes e apresentar nossas metas para os próximos quatro anos”, diz o presidente da Paraná Esporte.
Entre os palestrantes estará um representante do Ministério do Esporte para falar sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, sancionada no fim do ano passado pelo presidente Lula. Pela nova lei, o ano de 2007 deve ter R$ 300 milhões a mais em investimentos no setor. O montante virá de empresas e pessoas físicas que poderão investir em projetos esportivos. “Precisamos trabalhar para colocar em prática a possibilidade de isenção para incentivar projetos esportivos de inclusão social e modalidades com menos visibilidade”, convoca o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.
Elaborada nos moldes da Lei Rouanet, voltada para o incentivo a projetos culturais, a Lei de Incentivo ao Esporte prevê a renúncia fiscal de parte do imposto de renda devido para que seja usada como investimento em projetos esportivos. Pela lei, pessoas físicas poderão doar ou usar como patrocínio até 6% do imposto devido; e as pessoas jurídicas, até 4%.